Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6575
Title: Projeto de intervenção para melhorar a adesão à realização de teste rápido na atenção básica no município de Muniz Ferreira/BA.
Authors: Barreto, Leidiane Andrade
Keywords: Atenção primária a saúde, acolhimento; aconselhamento.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BARRETO, Leidiane Andrade; LACERDA, Hênio Godeiro (Orient.). Projeto de intervenção para melhorar a adesão à realização de teste rápido na atenção básica no município de Muniz Ferreira/BA. 2017. 13f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Os testes rápidos utilizados no diagnóstico de HIV, sífilis, hepatite B e C são essenciais para identificação precoce e tratamento oportuno para essas doenças. Apesar da importante contribuição dos testes rápidos para as suas prevenções, identificou-se, a partir de diagnóstico situacional, a baixa adesão dos usuários na realização dessa metodologia diagnóstica. Portanto, o objetivo geral deste estudo é propor uma intervenção que contribua para uma melhor adesão dos usuários aos testes rápidos nas unidades de saúde do município de Muniz Ferreira-BA. A partir da aproximação com a proposta de estudo, o desenvolvimento de práticas nas unidades de saúde do município de estudo e as discussões com a equipe de trabalho, os problemas foram elencados e definidos posteriormente como problemas prioritários. Na construção deste projeto, foi utilizada base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, SCIELO e Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde). O projeto de intervenção exposto propõe um plano de ação a ser realizado na Unidade de Plínio Lírio, na cidade de Muniz Ferreira-Ba. Ao final deste estudo, pretende-se analisar a importância da utilização dos testes rápidos nos serviços públicos de saúde, a partir de dados comparativos com as informações adquiridas antes da realização da pesquisa, e se haverá algum impacto positivo sobre o problema identificado. Percebe-se, então, a importância de execução de um projeto de intervenção que esclareça à população a importância da realização desses testes, conferindo maior confiança das pessoas nesse processo e favorecendo o vínculo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6575
Other Identifiers: 20161234
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
´TCC REVISADO.docxTCC REVISADO-ÚLTIMA VERSÃO75.61 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.