Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6573
Title: Estratégias de fortalecimento para as ações de promoção e prevenção voltadas a pessoas convivendo com o vírus HIV/Aids na Atenção Básica nos 15 municípios da 9ª Região de Saúde.
Authors: Alves, Patrícia Maria Vale de Holanda
Keywords: Prevenção;Fortalecimento das ações;Atenção Básica
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Patrícia Maria Vale de Holanda; FERREIRA, Maria Ângela Fernandes (Orient.). Estratégias de fortalecimento para as ações de promoção e prevenção voltadas a pessoas convivendo com o vírus HIV/Aids na Atenção Básica nos 15 municípios da 9ª Região de Saúde. 2017. 31f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) representam um grande problema de saúde, pois são responsáveis por um elevado número de mortes em todo o mundo e, como se não bastasse, o seu manejo envolve uma problemática que acaba dificultando a resolução e o andamento dos casos. Dentro deste contexto da política DST/Aids, podemos afirmar que existe certa fragilidade nas ações de promoção e prevenção que devem ser desenvolvidas e trabalhadas na atenção básica dos municípios da nossa região. O objetivo é fortalecer as ações de promoção e prevenção voltadas a pessoas convivendo com o vírus HIV/Aids na atenção básica nos 15 municípios da 9ª Regional de Saúde. O projeto de intervenção é uma pesquisa-ação que possibilita ao profissional,inserido no meio analisado,com a intenção de pesquisar estratégias de fortalecimentopara as ações de promoção e prevenção voltadas a pessoas convivendo com o vírus HIV/Aids na Atenção Básica nos 15 municípios da 9ª Região de Saúde, de forma a mobilizar os participantes a modificarem o ambiente. Os participantes envolvidos na pesquisa serão os coordenadores da Atenção Básica dos 15 municípios da Regional de Saúde que se disponibilizaram a colaborar com o processo de fortalecimento da política DST/Aids e hepatites virais na região. Inicialmente, será feito um levantamento das ações de prevenção realizadas atualmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o intuitode fazer gestão ao nível central para garantir e disponibilizar nas UBS os insumos necessários, como preservativos masculino e feminino, teste rápido de HIV, sífilis,hepatites Be C, além de conscientizar e estimular a população quanto ao uso do preservativo, que ainda é a forma mais segura e eficaz de prevenção, como também usar as redes de comunicação, como rádio, para dar entrevista. Acredita-se que com a efetivação deste projeto possamos fortalecer as ações voltadas à temática discutida, a fim de reduzir os agravos por meio de transmissão, como também ofertar à população uma assistência integral e melhor qualidade de vida.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6573
Other Identifiers: 20162018584
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-CAPA-CONTRA CAPA 2.docxTCC83.15 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.