Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6572
Title: Estratégias para facilitar o acesso dos pacientes com hepatite C à medicação preconizada pelo PCDT no estado da Bahia.
Authors: Costa, Jaçanã Lopes da
Keywords: hepatite C;tratamento
Issue Date: May-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Jaçanã Lopes da; SOUSA, Meily de Mello Sousa (Orient.). Estratégias para facilitar o acesso dos pacientes com hepatite C à medicação preconizada pelo PCDT no estado da Bahia. 2017. 16 f. Projeto de Intervenção (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A hepatite C é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Flaviviridae, que raramente causa infecção aguda sintomática. Geralmente, ele desencadeia um processo crônico, degenerativo, discreto e progressivo, que pode levar anos para se manifestar, podendo apresentar como desfecho a fibrose hepática, cirrose, carcinoma hepatocelular, transplante hepático e, em fases avançadas, levar a óbito. A hepatite C é considerada um grave problema de saúde pública com impacto socioeconômico, em virtude do comprometimento da qualidade de vida das pessoas acometidas pela infecção e do elevado custo com o tratamento. O novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)tem como objetivo oferecer, no âmbito do SUS, uma estratégia de custo efetivo para o tratamento da hepatite C – com novas terapêuticas, acesso flexibilizado, menores índices de efeitos adversos e maior expectativa de cura. Quando da publicação do PCDT de hepatite C, a Bahia possuía apenas 1 (um) serviço de referência estadual. O projeto de intervenção se justifica, pois, vai possibilitar a implantação da rede de atenção nos municípios que já tenham serviços estruturados, no intuito de descentralizar as novas medicações para todas as regiões da Bahia. Dessa forma, este projeto vai ampliar e facilitar o acesso aos usuários, bem como melhorar a qualidade de vida dos mesmos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6572
Other Identifiers: 20162010272
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC final.docArtigo Principal268 kBMicrosoft WordView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.