Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6570
Title: Intervenção organizacional na coordenação de Epidemiologia, município de Maragogi-AL, com vistas a otimizar as ações de saúde.
Authors: Oliveira, Maria Jose da Silva
Keywords: Vigilância, planejamento, Epidemiologia.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Maria José da Silva; MELO, Maria Celeste Nunes (Orient.). Intervenção organizacional na coordenação de Epidemiologia, município de Maragogi-AL, com vistas a otimizar as ações de saúde. 2017. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização sobre Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose e Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O município de Maragogi apresenta em seu organograma o setor de Epidemiologia, que é uma das áreas fundamentais dentro de uma gestão de saúde. É nesta área técnica que deverão ser elaboradas as ações de saúde voltadas ao combate e prevenção dos agravos que podem atingir a população maragogiense. No entanto, observa-se a necessidade de proporcionar maior visibilidade sobre a importância da Epidemiologia como ferramenta que vem auxiliar na formulação do perfil da saúde, como também é perceptível a inexistência de um planejamento efetivo que contemple as ações de vigilância epidemiológica a serem executadas, acompanhadas e avaliadas pelos profissionais. Desse modo, é importante que seja realizada a elaboração de algumas normas e rotinas para o seu pleno funcionamento. O objetivo da proposta de intervenção ora apresentada justifica-se pela necessidade de elaborar uma intervenção organizacional na Coordenação da Epidemiologia do Município de Maragogi-AL, com vistas a otimizar as ações de saúde do município. Serão realizadas reuniões, treinamento com as equipes da Estratégia Saúde da Família e técnicos do setor da Vigilância Epidemiológica, com objetivo de socializar e sensibilizar, para que sejam identificadas as dificuldades e facilidades para a execução das ações contidas no plano de ação do setor de Epidemiologia, enfatizando que os mesmos são protagonistas para o êxito ou fracasso dos resultados. Com a implantação deste projeto, busca-se visualizar uma mudança no comportamento das pessoas quanto à utilização do planejamento e da Epidemiologia como uma ferramenta que irá auxiliar na condução das ações de saúde desenvolvidas, com vistas para a melhoria da qualidade do trabalho.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6570
Other Identifiers: 20162007491
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria TCC FINAL, Maragogi 14 de Abril para certificado.pdfTCC de Maria Jose da Silva Oliveira440.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons