Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6563
Title: Eliminação da transmissão vertical da sífilis: um desafio para a atenção básica.
Authors: Moura, Chyrly Elidiane de
Keywords: Sífilis, gestante, transmissão vertical, atenção básica
Issue Date: 14-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MOURA, Chyrly Elidiane de; OLIVEIRA, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa (Orient.). Eliminação da transmissão vertical da sífilis: um desafio para a atenção básica. 2017. 19f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) de caráter sistêmico, curável, causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo ser transmitida por via sexual ou transplacentária. Quando a gestante com sífilis, não tratada ou tratada inadequadamente, transmite para a criança, pode haver consequências graves, como aborto, natimorto, parto prematuro, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, entre outros, com mortalidade em torno de 40%. A atenção básica é a porta de entrada das redes de atenção à saúde e deve estar preparada e qualificada para acolher as gestantes com início precoce do pré-natal, oferecendo o diagnóstico e o tratamento de rotina a todas as gestantes com sífilis e suas parcerias sexuais. Porém, o que se vê são números cada vez mais alarmantes de mulheres e crianças contaminadas por uma doença com baixo custo de tratamento. Este projeto de intervenção visa a orientar os municípios quanto à importância do compromisso dos gestores, profissionais de saúde e todos os atores que contribuirão para a implementação de ações voltadas à diminuição do número de casos de sífilis, reduzindo, então, suas consequências no Rio Grande do Norte.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6563
Other Identifiers: 20162009100
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCVersãoFinal-ChyrlyMoura.docxProjeto de Intervenção apresentado ao Curso de Especialização sobre Gestão das Políticas de IST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.56.35 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.