Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6559
Title: Projeto de Intervenção em Educação Permanente e Continuada para Técnicos de Sistemas de Informação em Saúde da Secretaria de Saúde do Município de Ielmo Marinho/RN.
Authors: Pessoa, Giuliano Silva
Keywords: Educação Permanente;Sistemas de Informação em Saúde;Projeto de Intervenção
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PESSOA, Giuliano Silva; OLIVEIRA, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa (Orient.). Projeto de Intervenção em Educação Permanente e Continuada para Técnicos de Sistemas de Informação em Saúde da Secretaria de Saúde do Município de Ielmo Marinho/RN. 2017. 15 f. Projeto de Intervenção. (Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Tem sido crescente a demanda dos serviços que são ligados ou que usam sistemas de informação em saúde, em decorrência de diferentes fatores, como na avaliação de indicadores, controle de infecções oportunistas e mitigação de gastos, o que tem gerado um forte impacto sobre o Sistema Único de Saúde. Por considerar que a educação permanente deve ser empregada pelos gestores, a fim de proporcionar uma melhor qualificação dos profissionais e, consequentemente, da assistência, destaca-se a necessidade de capacitação profissional dos profissionais técnicos em sistemas de informação em saúde que atuam na rede assistencial desses sistemas. Foi definido como objetivo deste estudo apresentar uma proposta de implementação de um curso de capacitação para os técnicos em saúde que trabalham na Secretaria Municipal de Saúde de Ielmo Marinho/RN. Trata-se de uma proposta composta por três eixos principais: conhecendo o sistema de informação em saúde do Sistema Único de Saúde; fundamentando a utilização das informações em saúde para a melhoria e qualidade da assistência; e a realidade escondida pelas subnotificações. É prevista a utilização de problematização como metodologia ativa em momentos distintos, considerados os momentos de concentração na sala de aula e os momentos de prática. Acredita-se que com a capacitação o profissional técnico em saúde que lida com os sistemas de informação em saúde deverá ser capaz de trabalhar de forma multidisciplinar, integrando uma equipe técnica que atue nas áreas de planejamento, gestão e avaliação, prestando uma assistência melhor qualificada.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6559
Other Identifiers: 20162009001
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJETO DE INTERVENÇÃO.pdfArtigo principal421.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons