Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6553
Title: Infecções sexualmente transmissíveis: promovendo a disseminação de informações para os jovens do bairro Esplanada do Xingu, no município de Altamira/Pará.
Authors: Magela, Maria Cicera Oliveira
Keywords: Infecções Sexualmente Transmissíveis, Orientações.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MAGELA, Maria Cicera Oliveira; FERREIRA, Maria Angela Fernandes (Orient.). Infecções sexualmente transmissíveis: promovendo a disseminação de informações para os jovens do bairro Esplanada do Xingu, no município de Altamira/Pará. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A epidemia das Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs/HIV e hepatites virais representa um fenômeno bastante complexo e dinâmico na contemporaneidade, visto que ocorre no mundo todo e depende de vários fatores: cultural, político e social. Com o aumento significativo de jovens contaminados com Infecções Sexualmente Transmissíveis (condiloma acuminado, sífilis, herpes genital etc.), começou a descortinar diante de mim um ponto que me causou preocupação: muitos desses jovens só procuram o CTA/SAE quando já apresentam sinais ou sintomas dessas infecções ou até mesmo quando já vêm diagnosticados de outros serviços de saúde. Ao perceber a necessidade de se fazer um trabalho para contribuir com o processo de sensibilização dos jovens que residem no bairro Esplanada do Xingu a respeito da importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, bem como informar sobre o serviço que é desenvolvido pela equipe multiprofissional do CTA/SAE de Altamira/Pará, propus este projeto de intervenção direcionado aos jovens de 18 a 24 anos, residentes no bairro São Sebastião, no município de Altamira/Pará. Será realizado no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs/HIV/AIDS e hepatites virais e contará com a parceria da equipe multiprofissional do CTA/SAE de Altamira e da Associação de Moradores do bairro São Sebastião. As ações desenvolvidas serão de cunho socioeducativo (palestra, filme temático e roda de conversa), e as abordagens terão o apoio de material didático, formativo e informativo, especialmente elaborado para este fim, como álbuns seriados, folders explicativos, próteses (vagina e pênis) etc., já existentes no serviço. Inicialmente, serão feitos o acolhimento, escuta qualificada, orientação, oferta do teste rápido, distribuição de preservativos e orientação pré-teste. As avaliações serão feitas através da participação e interação das atividades, interesse dos jovens sobre a temática abordada. Com esta concepção de trabalhar Infecções sexualmente transmissíveis: promovendo a disseminação de informações para os jovens, permitirão uma maior aproximação com as usuárias, contribuindo assim para a troca de experiência e permitindo realizar reflexões a respeito da importância do uso do preservativo para evitar as IST.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6553
Other Identifiers: 20162006897
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NESC_CursoEAD_Modelo_Projeto_Intervencao (2) - Cópia.pdfINFECÇÕES SEXUALMENTE TRASMISSIVÉIS: PROMOVENDO INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE RODAS DE CONVERSAS E PALESTRAS, OBJETIVANDO A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A INFORMAÇÃO E DO ACESSO AO SERVIÇO DO CTA/SAE.653.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.