Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6546
Title: Educação em saúde envolvendo a temática HIV, IST e hepatites virais para adolescentes escolares de uma cidade do Vale do Paraíba/SP.
Authors: Gracia, Maria Lucilene Pereira
Keywords: Adolescência; IST; Prevenção;Adolescence;STI; Prevention
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GRACIA, Maria Lucilene Pereira; LINS, Ruthineia Diógenes Alves Uchoa (Orient.). Educação em saúde envolvendo a temática HIV, IST e hepatites virais para adolescentes escolares de uma cidade do Vale do Paraíba/SP. 2017. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A educação em saúde, no que tange à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), deve ser abordada entre os adolescentes escolares, tendo em vista que estes podem se tornar multiplicadores. A adolescência é um período de mudanças em diversos campos, entre os quais merece destaque a iniciação sexual precoce. Dessa forma, faz-se necessário o uso de metodologias que prendam a atenção dos mesmos nessa temática. Frente ao exposto, o referido trabalho tem o propósito de implantar um projeto de Educação em Saúde sobre a temática HIV, IST e hepatites virais em escolas municipais da zona leste de uma cidade do Vale do Paraíba, aumentando o nível de conhecimento dos estudantes adolescentes dessas escolas acerca da temática em questão e conscientizando os gestores da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Educação e Cidadania sobre a importância dessa temática. Para tanto, serão realizadas dinâmicas de grupo abordando o que os adolescentes pretendem saber sobre sexualidade, prevenção IST/aids, medo relacionado, transmissão, prevenção, solidariedade e discriminação. A avaliação do plano de ação ocorrerá através de pré-testes e pós-testes aplicados aos alunos e um questionário aplicado aos profissionais envolvidos na implementação. É evidente a necessidade de se investir na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência. Nesse sentido, a articulação entre as Secretária de Saúde e Educação é extremamente importante, pois a escola representa o local ideal para que seja realizada a abordagem dessa temática entre os adolescentes através de dinâmicas de grupo que estimulem o protagonismo dos alunos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6546
Other Identifiers: 20162011707
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gracia MLP monografia pdf.pdfSaúde Coletiva130.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.