Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6545
Title: TB-HIV- Ampliar a realização de testagem anti-HIV na população privada de liberdade do município de João Pessoa/PB.
Authors: Vilar, Eveline Maria Leite
Keywords: Tuberculose. HIV. Indicador.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: VILAR, Eveline Maria Leite; NETO, Renato Motta (Orient.). TB-HIV- Ampliar a realização de testagem anti-HIV na população privada de liberdade do município de João Pessoa/PB. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis, que acomete principalmente os pulmões, mas que pode acometer qualquer órgão. Apesar de ser uma doença curável, ainda está entre as doenças infecciosas que mais matam no mundo (OMS, 2016). No sistema prisional, a incidência é altíssima, devido às condições das prisões que favorecem a disseminação da doença, o que aumenta também a coinfecção TB-HIV. Conhecer e intervir neste processo faz parte do controle dos dois agravos, evitando, assim, mais mortes. O objetivo deste projeto é aumentar o número de exames de HIV realizados nos casos de tuberculose da população privada de liberdade nos presídios do município de João Pessoa-PB. Será realizada oficina sobre a importância da realização do exame anti-HIV dos casos novos de tuberculose com os profissionais da equipe de saúde dos presídios e será avaliado o impacto no indicador de exames de HIV realizados na população carcerária de João Pessoa-PB. Espera-se, com este projeto, realizar um processo educativo com as equipes de saúde dos presídios sobre a importância da realização do teste anti-HIV nos pacientes com diagnóstico de tuberculose.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6545
Other Identifiers: SIGAA 20162007660
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto TBHIV PRESÍDIOS.pdf224.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.