Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6544
Title: Implantação do Núcleo para as Políticas de DST/aids, Hepatites Virais e Tuberculose: uma estratégia de gestão para práticas e promoção da saúde no município de Arez/RN.
Authors: Nogueira, Maria Izabel dos Santos
Keywords: Gestão em saúde;Educação em saúde;DST/Aids;Hepatites Virais;Tuberculose
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NOGUEIRA, Maria Izabel dos Santos; OLIVEIRA, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa (Orient.). Implantação do Núcleo para as Políticas de DST/aids, Hepatites Virais e Tuberculose: uma estratégia de gestão para práticas e promoção da saúde no município de Arez/RN. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização sobre Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: As políticas de saúde pública no Brasil voltadas às DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose têm passado por transformações ao longo dos anos, influenciadas tanto pela evolução do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto pela própria evolução da doença. Esses novos direcionamentos da epidemia e das políticas de saúde têm repercutido diretamente sobre a assistência, buscando-se a perspectiva da descentralização das ações voltadas às doenças e aos demais serviços de saúde do SUS, inclusive no atendimento aos portadores na Atenção Primária de Saúde, tendo em vista a consolidação dos princípios de universalidade, integralidade e descentralização preconizados pela política do SUS. O presente projeto propõe a implantação de um núcleo para as políticas de DST/aids, hepatites virais e tuberculose no município de Arez/RN, visando a maior qualificação profissional e melhor prestação de serviço ao usuário do SUS. A metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico sobre políticas de educação permanente dos profissionais do município, revisão nos documentos da Secretaria Municipal de Saúde e no portal web do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. Em suma, o projeto de intervenção almeja que o novo setor possa contribuir para o fortalecimento de uma gestão comprometida com a efetivação e implementação de uma política institucional voltada para a realidade do município de Arez e para o fortalecimento do SUS.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6544
Other Identifiers: 20162008990
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Curso_Esp.DST_AIDS_hepatites_tuberculose_definitivo.pdfArtigo principal319.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.