Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6533
Title: Educação permanente na atenção à tuberculose: desencadeando processos de mudanças.
Authors: Silva, Cristiane Moraes da
Keywords: Tuberculose;Educação em saúde;Atenção Primária à Saúde
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Cristiane Moraes da; SANTOS, Marquiony Marques dos (Orient.). Educação permanente na atenção à tuberculose: desencadeando processos de mudanças. 2017. 25 f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A tuberculose permanece no cenário mundial como um problema de saúde pública, mas seu enfrentamento é possível a partir da organização do trabalho e do fortalecimento da atenção básica para identificação dos sintomáticos respiratórios, diagnóstico e tratamento precoce dos casos de tuberculose pulmonar, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. Este projeto de intervenção objetiva fomentar a criação de espaços de Educação Permanente em Saúde para (re)organizar a atenção à tuberculose no município de Palmeira das Missões-RS. Propõe-se a discussão do tema com todos os profissionais da equipe, destacando suas atribuições no controle da doença, na implantação do tratamento diretamente observado, a busca de sintomáticos respiratórios (SR) no território, elaboração de fluxos de diagnóstico, padronização de documentos, elaboração de protocolo municipal, organização de fluxos para primeira coleta de escarro na unidade, envio de amostras ao laboratório e acesso facilitado aos resultados de baciloscopia por meio eletrônico. A avaliação da intervenção se dará a partir da análise de indicadores de saúde. Espera-se que os espaços de educação permanente forneçam subsídios e promovam empoderamento das equipes para busca de SR, manejo da tuberculose na atenção básica e melhoria de indicadores — inicialmente, um aumento do número de diagnósticos e uma melhoria das taxas de abandono e cura. Também se espera a instituição de tecnologias leves na gestão do cuidado e da rede de atenção à saúde.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6533
Other Identifiers: 20162-010488
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PI Cristiane Moraes da Silva final (1).pdfProjeto de Intervenção apresentado como requisito para conclusão do curso de Especialização em Gestão de Políticas de DST/Aids, Hepatites e Tuberculose.370.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.