Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6525
Title: Implantação do Grupo de Adesão ao Tratamento do HIV no Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais de Iguatu/CE.
Authors: Oliveira, Lorena Almeida
Keywords: HIV, antirretrovirais, TARV
Issue Date: 5-May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Lorena Almeida. MEIRELLES, Maria Quitéria Batista (Orient.). Implantação do Grupo de Adesão ao Tratamento do HIV no Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais de Iguatu/CE. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A terapia antirretroviral produziu um grande impacto na epidemia de HIV/aids, uma vez que proporcionou a diminuição da ocorrência de infecções oportunistas, o aumento da sobrevida e a melhoria da qualidade de vida de seus portadores. A maior ameaça à manutenção dessas conquistas é o desenvolvimento de resistência viral e o recrudescimento da doença. Nesse contexto, a adesão ao tratamento tornou-se um fator crucial para a sustentação do sucesso terapêutico, sendo essencial o monitoramento contínuo dos pacientes e a adoção de estratégias a fim de evitar ou de reduzir os fatores de risco para a não adesão. O presente projeto de intervenção tem como objetivo implantar no Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais de Iguatu/CE um grupo de adesão ao tratamento do HIV com intuito de viabilizar um espaço para o acesso à informação, a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos entre pacientes, cuidadores domésticos e equipe de saúde. O projeto será voltado para as pessoas que vivem com HIV/aids, assistidas pelo referido programa e seus familiares, sendo as reuniões mensais conduzidas no Centro Microrregional Especializado de Atenção à Saúde Reprodutiva e Sexual (CEMEAR). Espera-se que o grupo possibilite a vivência de uma pluralidade de situações que criem oportunidades para que usuários e profissionais de saúde vislumbrem alternativas de cuidado e encontrem soluções adequadas para problemáticas individuais e/ ou coletivas que estejam dificultando a adesão ao tratamento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6525
Other Identifiers: 20162010853
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorena Almeida Oliveira_TCC corrigido.docxProjeto de intervenção120.83 kBMicrosoft Word XMLView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons