Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6520
Title: Projeto de intervenção: implantação do Comitê Municipal de Estudos e Discussão da Mortalidade por Aids no município de Uruguaiana, RS.
Authors: Bofill, Maria Aparecida de Medeiros
Keywords: Perfil Epidemiológico,HIV/Aids,Mortalidade;Epidemiological profile, HIV / AIDS, Mortality
Issue Date: 15-May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BOFILL, Maria Aparecida de Medeiros; SANTOS, Marquiony Marques dos (Orient.). Projeto de intervenção: implantação do Comitê Municipal de Estudos e Discussão da Mortalidade por Aids no município de Uruguaiana, RS. 2017. 20f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A implantação do Comitê de Mortalidade por Aids faz parte das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para redução do coeficiente de mortalidade. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo elaborar um plano de intervenção para implantação do Comitê de Estudo e Discussão da Mortalidade por Aids no município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, visando a uma estratégia de redução da mortalidade evitável em pessoas vivendo com HIV/Aids. O comitê apresenta-se como uma importante iniciativa na resposta à epidemia em âmbito local, objetivando, a partir da análise dos óbitos por Aids no período de 2010 a 2015, pensar em medidas que possam impactar na melhoria da qualidade do atendimento dos serviços de saúde que atendem as pessoas que vivem com HIV/Aids. Os dados obtidos com o presente projeto podem substancializar o trabalho dos órgãos municipais de saúde na medida em que auxiliam a identificação dos grupos mais vulneráveis e as falhas na assistência, possibilitando a elaboração de estratégias locais de prevenção e controle da epidemia, contribuindo para fortalecer as ações de prevenção, atenção, apoio e assistência ao HIV/Aids, aumento da capacidade e eficiência dos serviços de saúde, expansão da oportunidade de acesso ao diagnóstico precoce e aprimoramento da gestão das políticas de DST/Aids, hepatites virais e tuberculose.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6520
Other Identifiers: 20162007731
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE TCC.docArtigo principal119 kBMicrosoft WordView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.