Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6517
Title: Testagem rápida de HIV em casos novos de tuberculose: estratégia para aumentar a identificação da coinfecção TB/HIV.
Authors: Oliveira, Luzia dos Santos
Keywords: Tuberculose;Coinfecção;Teste rápido
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Luzia dos Santos; SOUSA, Meily de Mello Sousa (Orient.). Testagem rápida de HIV em casos novos de tuberculose: estratégia para aumentar a identificação da coinfecção TB/HIV. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização sobre Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Dentre os objetivos estabelecidos para o controle da coinfecção da tuberculose/HIV, a garantia do acesso precoce ao diagnóstico da infecção pelo HIV através do teste rápido é um deles. Em Aparecida de Goiânia, o indicador relacionado à testagem de HIV em casos novos de tuberculose foi de 61,2% entre os anos de 2010 e 2016; coinfecção de TB/HIV de 4,2%; e não testados para HIV 37%. Esses resultados nos levam a pensar na ampliação e descentralização do teste rápido de HIV para as Unidades Básicas de Saúde. Este projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção voltada a atender às necessidades do programa de tuberculose na identificação da coinfecção TB/HIV ao ampliar a testagem rápida para HIV através da descentralização desse diagnóstico para as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento-UPA e Sistema Penitenciário do município. O cenário do projeto será as Unidades Básicas de Saúde do município. Para sua efetivação, será necessário capacitar enfermeiros para executarem o teste rápido de HIV, assim como solicitar e distribuir os testes para as unidades onde os profissionais foram capacitados. A análise de efetividade deste projeto será feita através da observação do percentual de casos novos de tuberculose testados para HIV através dos relatórios do SINAM. Com a execução deste projeto, acredita-se que todos os pacientes com tuberculose sejam testados para HIV e ocorra redução da mortalidade por aids em pacientes coinfectados de tuberculose/HIV no município.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6517
Other Identifiers: 20162010942
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC PROJETO DE INTERVENÇÃO FINAL.pdfMONOGRAFIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO SOBRE POLÍTICAS DE DST/AIDS, HEPATITES VIRAIS E TUBERCULOSE399.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons