Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6514
Title: Estratégias necessárias para a articulação em rede dos serviços de saúde para o manejo adequado da sífilis congênita no município de Laguna/SC.
Authors: Abreu, Luana Branco de
Keywords: Infecção sexualmente transmissível. Transmissão vertical. Educação permanente.
Issue Date: 10-May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ABREU, Luana Branco de; COSTA, Maria Regina Macedo (Orient.). Estratégias necessárias para a articulação em rede dos serviços de saúde para o manejo adequado da sífilis congênita no município de Laguna/SC. 2017. 14f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este projeto de intervenção teve como objetivo articular em rede os serviços de saúde, para o manejo adequado da sífilis congênita, no município de Laguna, Santa Catarina (SC). Para tanto, foi incialmente realizada uma pesquisa bibliográfica nas publicações atualizadas sobre o assunto, incluindo manuais, protocolos, cadernos de boas práticas e boletins epidemiológicos. Por ser um tema atual e extremamente importante para a saúde pública, a sífilis congênita foi considerada relevante com uma necessidade urgente de enfrentamento, justificada pelos dados alarmantes de casos notificados. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o município de Laguna - SC apresentou, no ano de 2016, a ocorrência de 4 casos de sífilis congênita de 421 nascidos vivos. Para execução do projeto, foi elaborado um plano contemplando ações como: sensibilização e capacitação, estímulo na realização de teste rápido de sífilis, descentralização da aplicação da Penicilina Benzatina, elaboração do calendário de ações/campanhas e o fluxograma da rede de serviços de saúde para o manejo adequado da sífilis congênita. A viabilidade do projeto foi corroborada pelas oportunidades que, facilmente, poderão superar as fragilidades apontadas. Este poderá ser o início de uma grande conquista na redução expressiva e até eliminação dos casos de sífilis congênita, podendo se estender às inúmeras parcerias intersetoriais do município, envolvendo todos os atores rumo à construção de uma sociedade responsável pela saúde pública. Novas ideias, ações e resultados poderão ser construídos, criando uma cadeia infinita de enfrentamento aos problemas existentes, o que implicará diretamente a qualidade de vida da população.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6514
Other Identifiers: 20162018646
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC final Luana Branco de Abreu.docxMonografia Luana Branco de Abreu111.58 kBMicrosoft Word XMLView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons