Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6511
Title: Adesão ao tratamento de antirretrovirais em pessoas vivendo com HIV no município de Tabatinga (AM).
Authors: Costa, Karoline Melo da
Keywords: Cooperação do paciente, Antirretrovirais, Adesão à medicação.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Karoline Melo da; NORO, Luiz Roberto Augusto (Orient.). Adesão ao tratamento de antirretrovirais em pessoas vivendo com HIV no município de Tabatinga (AM). 2017. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente projeto pretende realizar uma intervenção em Tabatinga, município brasileiro situado no interior do estado do Amazonas, região norte do país, cuja população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, era de 62.346 habitantes, sendo o município mais populoso de sua microrregião e de sua mesorregião, e o sétimo mais populoso do Amazonas. Sua população é mista, pois possui brasileiros, peruanos, colombianos e, dentre estes, os indígenas de diversas etnias, cuja maioria é Ticuna. Devido a isso, muitos dos pacientes diagnosticados são colombianos e peruanos. O projeto será realizado junto à Coordenação de DST/aids e hepatites virais do município de Tabatinga e ao serviço especializado SAE, onde fica a sede na qual serão realizadas as atividades. Este projeto de intervenção objetiva, por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento epidemiológico, analisar a realidade da adesão ao tratamento com antirretrovirais no município de Tabatinga-AM, além de buscar estratégias que possam fortalecer as pessoas vivendo com HIV\aids, com intuito de reverter essa situação. Visa, ainda, a orientar equipes de saúde para atender e aconselhar pacientes sobre a importância e a necessidade da adesão ao tratamento e as consequências do seu abandono, tendo como intuito principal o sucesso terapêutico e qualidade de vida.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6511
Other Identifiers: 20162011369
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Final KAROLINE.pdfArtigo Principal , Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/ AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito para obtenção do título de especialista. Com o tema : ADESÃO AO TRATAMENTO DE ANTIRRETROVIRAIS EM PESSOAS VIVENDO COM HIV NO MUNICÍPIO DE TABATINGA –AM221.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.