Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6510
Title: Acesso ao exame de alta complexidade: biópsia hepática no estado de Santa Catarina.
Authors: Quevedo, Dulce Maria Brandão de Castro
Keywords: acesso, hepatites virais, biópsia hepática
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: QUEVEDO, Dulce Maria Brandão de Castro; SOUZA, Dyego Leandro Bezerra (Orient.). Acesso ao exame de alta complexidade: biópsia hepática no estado de Santa Catarina. 2017. 25 f. Projeto de Intervenção (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este trabalho pretende abordar os aspectos envolvidos com a oferta, demanda e acesso aos serviços de saúde, focando o acesso às biópsias hepáticas no estado de Santa Catarina. Com a incorporação acelerada de novas tecnologias, se torna cada vez mais necessária a avaliação da incorporação de tecnologias em saúde, por elas terem importante papel na definição da resolutividade do sistema e na composição de seus custos, aspectos relevantes para o planejamento e gerenciamento dos serviços de saúde. O objetivo principal deste trabalho, assim, é elaborar um fluxo de acesso às biópsias hepáticas regionalmente, conhecer os aspectos envolvidos com a demanda por esse procedimento de alto custo ambulatorial, visando a contribuir para a gestão mais eficaz desses recursos no âmbito do SUS. A partir da pesquisa bibliográfica e da avaliação das informações levantadas em arquivos administrativos da SES-SC e em bancos de dados de sistemas nacionais de informação, são indicadas possibilidades do aperfeiçoamento desses processos, apontando alternativas para uma gestão que proporcione melhor acesso dos usuários a esses serviços.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6510
Other Identifiers: 20162008167
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACESSO AO EXAME DE ALTA COMPLEXIDADE BIÓPSIA HEPÁTICA NO ESTADO DE SANTA CATARINA.pdfArtigo principal839.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons