Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6504
Title: Serviço social e condições de trabalho: uma análise a partir da realidade da fiscalização do Conselho Regional de Serviço Social - 14ª Região/RN
Authors: Oliveira, Sheila da Silva
Keywords: Trabalho;Serviço Social;Fiscalização
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Sheila da Silva. Serviço social e condições de trabalho: uma análise a partir da realidade da fiscalização do Conselho Regional de Serviço Social - 14ª Região/RN. 2014. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Esta produção objetiva conhecer e analisar as condições de trabalho do assistente social no município de Natal/RN, utilizando-se da leitura dos dados obtidos através da ação fiscalizadora do Conselho Regional de Serviço Social – 14ª Região. Sua metodologiabaseia se na análise documental e na pesquisa bibliográfica e de campo, com vistas a apreensão das informações contidas nas fichas e nos relatórios de fiscalização, no âmbito da sede do CRESS/RN. Estabelecemos como período de análise,as fichas e os relatórios referentes aos anos de 2012 e 2013, além de utilizarmos as percepçõesdas duas agentes fiscais do Conselho, através de um questionário contemplando as especificidades da ação fiscalizadora, suas possibilidades, limites e desafios. Os resultados das análises identificaram formas mais flexíveis de configuração do trabalho, fazendo com que, cotidiamente, o assistente social se depare com a desregulamentação do alcance aos direitos e a precarização das suas condições de trabalho. Entre as principais tendências encontradas, destacamos: vínculos empregatícios instáveis, pouco acesso a capacitação continuada e a baixa remuneração. A partir dos resultados encontrados verificamos fatores relevantes como o afastamento dos profissionais de base do Conselho, oriundo de imprecisões ou confusões acerca das competências e limites dessa entidade, sendo observada também, uma percepção distorcida dos assistentes sociais fiscalizados acerca da infraestrutura de seus locais de trabalho. Sobre este aspecto, enaltecemos a importância dos relatórios produzidos pela agente fiscal, os quais constatamos estarem fundamentados nos parâmetros normativos legais produzidos pelo CFESS, para uma leitura/interpretação mais qualitativa em relação aos dados apresentados nas fichas. Dada a ausência de capacitação continuada dos assistentes sociais, concluímos queanalisar as condições de trabalho do assistente social pela via do CRESS – 14ª Região proporcionou não apenas o conhecimento acerca das tendências gerais do seu exercício profissional no município de Natal/RN, mas ampliou o debate em relação a luta e os desafios de todo o conjunto CFESS/CRESS, nos fazendo considerar a importância da pesquisa apresentada como mais um subsídio para novas investigações sobre o tema.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6504
Other Identifiers: 2010033361
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SheilaSO_Monografia.pdf1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.