Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6503
Title: Estudo da influência da utilização de fibras sobre o comportamento físico e mecânico de um concreto leve
Authors: Azevedo, Vítor Henrique de Oliveira
Keywords: Concreto leve reforçado com fibras;Agregado de argila expandida;Resistência à compressão;Resistência à tração na flexão;Fator de tenacidade;Índice de vazios
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AZEVEDO, Vítor Henrique de Oliveira. Estudo da influência da utilização de fibras sobre o comportamento físico e mecânico de um concreto leve. 2018. 56 f. Monografia - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O concreto é um dos materiais de construção mais versáteis do mundo, entretanto apresenta limitações de caráter físico e mecânico cuja atenuação pode trazer melhorias à sua aplicação. Esta monografia trata de uma pesquisa sobre as alterações causadas pela adição de fibras de aço, carbono, polipropileno e vidro, com o teor de 0,6% do volume, nas propriedades físicas e mecânicas de um concreto leve utilizando argila expandida. Foram feitos ensaios de abatimento do tronco de cone, compressão axial, tração na flexão, tração na compressão diametral e determinação de absorção de água, índice de vazios e massa específica. Os resultados obtidos para o traço com o uso de cada fibra diferente foram comparados entre si, para a compreensão de como as propriedades são afetadas pelas fibras. Algumas fibras conferiram ganhos significativos na resistência à tração na flexão, na resistência à tração na compressão diametral e no fator de tenacidade, mas apenas a fibra de carbono estudada apresentou aumento na resistência à compressão. As fibras também alteraram o teor de absorção de água, o índice de vazios e a massa específica do concreto. Finalmente, algumas sugestões para pesquisas futuras foram sugeridas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6503
Other Identifiers: 2013085395
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnalisedaInfluencia_Azevedo_2018.pdfMonografia2.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons