Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6494
Title: Construção e validação de um folder educativo com enfoque na orientação para casais sorodiscordantes sobre práticas reprodutivas seguras e as principais formas de transmissão do HIV.
Authors: Dias, Abraão Roland
Keywords: HIV/Aids; Sorodiscordância; Gravidez.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DIAS, Abraão Roland; SILVA, Carla Glenda Souza da (Orient.). Construção e validação de um folder educativo com enfoque na orientação para casais sorodiscordantes sobre práticas reprodutivas seguras e as principais formas de transmissão do HIV. 2017. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização sobre Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A infecção pelo HIV/aids ainda se mantém como uma doença incurável. Os avanços científicos no que diz respeito ao tratamento medicamentoso e recursos diagnósticos têm possibilitado uma redução da morbimortalidade e aumento da expectativa de vida das pessoas infectadas pelo vírus. O indivíduo vivendo com HIV tem a possibilidade de reconstruir seus projetos de vida após a descoberta da soropositividade ao HIV. Todo esse contexto propicia o aparecimento de relacionamentos conjugais entre pessoas com o HIV em que os dois são infectados pelo vírus, chamados soroconcordantes, ou nos quais somente um deles é infectado, os casais sorodiscordantes. Dessa forma, este estudo tem o objetivo de elaborar e validar um folder educativo destinado à orientação de casais sorodiscordantes sobre práticas sexuais reprodutivas seguras e as principais formas de transmissão do HIV entre casais vivendo no contexto do HIV. Trata-se de uma pesquisa metodológica que tem como proposta a construção e validação de um folder educativo fundamentado na teoria de educação de Paulo Freire. O estudo metodológico tem como propósito a elaboração, validação e avaliação de instrumentos e técnicas de pesquisa, tendo como meta a elaboração de um instrumento confiável que possa ser utilizado posteriormente por outros pesquisadores. Esta proposta está pautada no conceito de que a educação em saúde constitui processo criativo, dialógico e de construção que considera a educação em saúde enquanto estímulo ao indivíduo para participar do processo educativo, e para tal deve focar a liberdade, autonomia e a independência dos indivíduos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6494
Other Identifiers: 20162008695
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Especialização sobre Gestão das Políticas de DST.pdfEsse estudo tem o objetivo de elaborar e validar um folder educativo destinado à orientação para casais sorodiscordantes sobre práticas sexuais reprodutivas seguras e as principais formas de transmissão do HIV entre casais vivendo no contexto do HIV.475.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.