Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6487
Title: Proposta para a oferta nacional do Curso de Manejo da Coinfecção TB/HIV na modalidade a distância.
Authors: Vieira, Aline Cristina Soares
Keywords: Coinfecção, SAE, Capacitação, Controle da Infecção.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: VIEIRA, Aline Cristina Soares. SILVA; Carla Glenda Souza da (Orient.). Proposta para a oferta nacional do Curso de Manejo da Coinfecção TB/HIV na modalidade a distância. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este trabalho visa propor a oferta nacional do curso de Manejo da Coinfecção TB/ HIV na modalidade a distância para os trabalhadores do SAE-Serviços de Atenção Especializada, e tem como principal objetivo definir os pontos prioritários para que o curso em questão possa ser planejado, produzido e ofertado. O curso será ofertado pelo ambiente virtual da aprendizagem - “MOODLE”. Assim, os alunos precisarão de um bom desempenho para a realização do curso e para que no final tirem bom proveito do que aprenderam e do que viram para aplicarem na prática. O curso é de suma importância para a qualificação da equipe dos Serviços de Atenção Especializada-SAE, pois a elevação das taxas de coinfecção por HIV e tuberculose determina desafios que impedem a redução da incidência de ambas as infecções, e esses desafios têm sido bem documentados nos últimos anos. O HIV não só tem contribuído para um crescente número de casos de tuberculose, como também tem sido um dos principais responsáveis pelo crescimento da mortalidade entre os pacientes coinfectados. Os profissionais de saúde precisam desenvolver mecanismos para a prevenção desse agravo, sendo necessária a capacitação para os trabalhadores do SAE por meio de oferta de curso. Assim, eles poderão tratar os coinfectados, fazer as notificações dos casos, registrar no SICLOM, acolher e orientar os pacientes. O resultado será bastante eficaz, pois a estimativa é que ocorra a diminuição e o controle entre os coinfectados através dos profissionais dos Serviços de Atenção Especializada. Este projeto de intervenção baseou-se na experiência do Departamento de IST, HIV/aids e Hepatites Virais no planejamento e realização de ações educativas voltadas para profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde-SUS.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6487
Other Identifiers: 20162008720
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO FINAL UFRN TCC.pdfTRABALHO FINAL Proposta para a oferta nacional do curso de Manejo da Coinfecção TB/HIV na modalidade a distância.135.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons