Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6481
Title: Análise de prevalência de resistência do HIV aos antirretrovirais da demanda de pacientes em falha terapêutica identificados na Unidade de Referência em HIV/AIDS em Manaus/AM: proposta de intervenção aos gestores para prevenção de falhas ao tratamento.
Authors: Oliveira, Romina do Socorro Marques de
Keywords: HIV; Resistência; Prevenção
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Romina do Socorro Marques de; NORO, Luiz Roberto Augusto (Orient.). Análise de prevalência de resistência do HIV aos antirretrovirais da demanda de pacientes em falha terapêutica identificados na Unidade de Referência em HIV/AIDS em Manaus/AM: proposta de intervenção aos gestores para prevenção de falhas ao tratamento. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A epidemia brasileira de HIV/aids tem sido caracterizada por subepidemias e um complexo e rápido processo de mudanças no perfil epidemiológico, que combina, desde o início da década de oitenta, transmissão homo e bissexual, transmissão sanguínea por transfusão de sangue e hemoderivados e por compartilhamento de agulhas e seringas entre usuários de drogas injetáveis, e também uma acelerada expansão de taxas de transmissão heterossexual a partir de 1990. No momento, de acordo com dados do último boletim epidemiológico divulgado no Estado, por oportunidade da data alusiva de 1º de dezembro de 2014, a taxa de infecção no Amazonas, entre jovens de 15 e 24 anos, encontra-se como a maior do país, (25,3 para 100 mil habitantes). No ano de 2013 (primeiro trimestre), havia 216 casos novos notificados; destes, 112 na faixa etária de 20 a 30 anos. A capital, Manaus, apresenta taxa de mortalidade entre as maiores, em comparação regional com demais capitais: 36%, atrás de Porto Alegre (93%), Florianópolis (76%) e Porto Velho (46%). A despeito de ser considerada área de reconhecido diagnóstico tardio, o contexto da atuação da Fundação de Medicina Tropical “Doutor Heitor Vieira Dourado” (FMT-HVD) para referência na Região Norte não oferece, como rotina integrada às suas atividades, ações de acolhimento diferenciadas em momentos considerados cruciais, tais como, perda de seguimento. Atualmente, ainda não estão institucionalizadas, para toda equipe multiprofissional do FMT-HVD, estratégias comuns de incentivo à adesão, de reconhecimento imediato de motivos de faltas ou interrupção de retirada de medicamentos e intervenção apropriada para tal; além de recomendações de busca ativa (consentida) de faltosos, de flexibilidade em reagendamento de consultas após ausências (justificadas ou não), na FMT-HVD. O presente trabalho tem como objetivo implantar ferramentas de monitoramento de falha terapêutica e estratégias de adesão ao tratamento na rotina do serviço avaliado, por meio de ação de intervenção a ser oferecida aos gestores locais, em conformidade com diretrizes da Organização Mundial de Saúde.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6481
Other Identifiers: 20162011485
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise de prevalência de resistência do HIV aos antirretrovirais_TCC_Especializaçao_Gestao_DST_Aids_Hepatites_Tuberculose.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Especialização em Gestão das DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose: "Análise de prevalência de resistência do HIV aos antirretrovirais (farmacorresistência), da demanda de pacientes em falha terapêutica identificados na unidade de referência em HIV/aids em Manaus/AM: proposta de intervenção aos gestores para prevenção de falhas ao tratamento". Autora: Romina do Socorro Marques de Oliveira174.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons