Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6478
Title: Estratégias para a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem em DST/aids, hepatites virais e tuberculose.
Authors: Magalhães, Jucileia Carvalho Mota
Keywords: Doenças sexualmente transmissíveis e qualificação
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MAGALHÃES, Jucileia Carvalho Mota; CRIVES, Miranice Nunes dos Santos (Orient.). Estratégias para a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem em DST/aids, hepatites virais e tuberculose. 2017. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização sobre Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O objetivo deste projeto de intervenção é constituir estratégias para implementação de um processo educativo, através da realização de capacitação, a partir dos profissionais de saúde inseridos nas Equipes de Saúde da Família (ESF) do município de São Gabriel do Oeste/MS, voltadas para os enfermeiros e os técnicos de enfermagem, sem deixar de considerar a importância dos demais profissionais, possibilitando que os mesmos possam oferecer uma assistência mais eficiente e humanizada às pessoas portadores de HIV, hepatites virais e tuberculose, propiciando a melhoria do quadro clínico, da qualidade de vida e, ao mesmo tempo, confiança nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, a metodologia proposta se resume à realização de capacitações que problematizem a temática referida a partir do cotidiano do trabalho da ESF, que motivem a busca de conhecimentos e de respostas para problemas que dificultam a qualidade do cuidado prestado à população. Além disso, os profissionais – enfermeiros e técnicos de enfermagem – terão a oportunidade de conhecer o ambiente virtual da UNASUS e serão incentivados a participar de diferentes cursos na modalidade EAD. Espera-se que os resultados obtidos com essas propostas de capacitação contribuam com uma assistência mais resolutiva e qualificada no âmbito da atenção básica voltada para os casos de HIV, hepatites e tuberculose. Por fim, este projeto de intervenção é apenas o início de um conjunto de estratégias que deverão ser planejadas e implementadas no município de São Gabriel do Oeste/MS, na perspectiva de um processo de qualificação permanente dos profissionais com base no processo de trabalho, compartilhamento de saber e práticas na integralidade e corresponsabilização das ações dos profissionais e gestores em saúde.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6478
Other Identifiers: 20162010343
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC DST-Aids-Hepatites Virais-Tuberculose.pdfTCC em DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose523.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.