Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6466
Title: Elaboração do protocolo para o cuidado integral aos profissionais vítimas de acidentes ocupacionais com materiais biológicos no município de Mandaguaçu/PR.
Authors: Armi, Fernanda Formaggi Lara
Keywords: Exposição ocupacional; Material biológico; HBV; HCV; HIV.
Issue Date: 5-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARMI, Fernanda Formaggi Lara; LUCAS, Márcia Cavalcante Vinhas (Orient.). Elaboração do protocolo para o cuidado integral aos profissionais vítimas de acidentes ocupacionais com materiais biológicos no município de Mandaguaçu/PR. 2017. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização sobre Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Os acidentes causados pela exposição a materiais biológicos, como sangue e fluidos orgânicos, estão inseridos no cotidiano dos profissionais de saúde. Essas substâncias podem transmitir doenças infectocontagiosas, como hepatite B, hepatite C e a infecção pelo HIV. As intervenções para profilaxia dessas infecções necessitam ser iniciadas logo após a ocorrência do acidente, sendo de extrema importância o seguimento adequado dos casos. O presente projeto de intervenção tem por objetivo elaborar um protocolo para o cuidado integral a profissionais vítimas de acidentes ocupacionais com materiais biológicos. A elaboração do protocolo ocorrerá em três fases: na primeira fase será realizado um levantamento bibliográfico das bases teóricas e o material didático para abordar o tema; na segunda fase serão realizadas reuniões entre os profissionais de saúde para levantamento das situações de risco; por fim, na terceira fase, a partir dos dados obtidos, será elaborado o protocolo de forma coletiva. Dentro do protocolo, será confeccionado um fluxograma para o seguimento dos casos envolvidos nesses acidentes e com as condutas a serem seguidas. O público da intervenção será um representante de cada categoria de trabalho de cada unidade de saúde e gestores da saúde. A sua avaliação será realizada por meio de uma reunião na qual este protocolo passará por aprovação dos atores do serviço de saúde pública de Mandaguaçu/PR. Com a execução deste projeto de intervenção, espera-se estruturar o processo de trabalho e o fluxo de atendimento que irá otimizar a atenção aos casos de acidentes ocupacionais com material biológico.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6466
Other Identifiers: 20162009656
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PI Fernanda 05 de abril.docxMonografia referente ao Curso de Especialização sobre Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose94.98 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.