Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6459
Title: Implementação do teste rápido no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas do município de Vitória da Conquista/BA para ampliar a triagem e a assistência às infecções sexualmente transmissíveis.
Authors: Ribeiro, Tércio do Prado
Keywords: Teste Rápido, CAPS-AD, Diagnóstico, ISTs.
Issue Date: 14-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RIBEIRO, Tércio do Prado; SILVA, Richardson Augusto Rosendo da (Orient.). Implementação do teste rápido no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas do município de Vitória da Conquista/BA para ampliar a triagem e a assistência às infecções sexualmente transmissíveis. 2017. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A testagem rápida foi implantada no município de Vitória da Conquista/BA no ano de 2009, obedecendo às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para triagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis e descentralização da testagem rápida para Unidades Básicas de Saúde. Os principais objetivos do teste rápido são: atender as redes de serviços de saúde sem infraestrutura laboratorial e em regiões de difícil acesso, serviços de emergência, pronto-socorro, hospitais e maternidades, gestantes que não foram testadas durante o pré-natal, pessoas em situação de violência sexual, instrumento para profilaxia da infecção pelo HIV, pacientes com diagnóstico de tuberculose e segmentos populacionais mais vulneráveis (álcool e drogas). Este processo está sendo introduzido no âmbito municipal, de modo que os serviços de referência estão sendo incluídos neste panorama de diagnóstico e acompanhamento clínico das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Diante disso, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas passou a ser o próximo alvo da descentralização da testagem rápida, devido à vulnerabilidade do público atendido e à necessidade de implantar/qualificar o Sistema de Notificação e Investigação Compulsória em tal serviço assistencial. Assim, elaborou-se um projeto de intervenção com o objetivo de efetivar estratégias de capacitação com a equipe assistencial do serviço (CAPS-AD) para a elaboração de fluxos de atendimento e para a realização da testagem rápida como perspectiva de detecção e acompanhamento dessas doenças. Espera-se que o projeto promova a facilitação do acesso ao teste rápido e ao diagnóstico/tratamento em tempo oportuno dessas enfermidades, além da construção de um fluxo e a ampliação das atividades oferecidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6459
Other Identifiers: 20162008102
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mono.docxMONOGRAFIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SOBRE GESTÃO DAS POLÍTICAS DE DST/AIDS, HEPATITES VIRAIS E TUBERCULOSE34.46 kBMicrosoft Word XMLView/Open
mono.docxMONOGRAFIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SOBRE GESTÃO DAS POLÍTICAS DE DST/AIDS, HEPATITES VIRAIS E TUBERCULOSE34.46 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.