Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6454
Title: Transmissão vertical da sífilis e do HIV no estado do Amapá: uma proposta de avaliação das ações de prevenção, assistência e vigilância
Authors: MAUÉS, SILVIA CLAUDIA CUNHA
Keywords: HIV, Sífilis, Transmissão vertical de doenças infeccionas, Avaliação em saúde.
Issue Date: 9-May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MAUÉS, Silvia Claudia Cunha; ARAÚJO, Lavínia Uchôa Azevedo de (Orient.). Transmissão vertical da sífilis e do HIV no estado do Amapá: uma proposta de avaliação das ações de prevenção, assistência e vigilância. 2017. 29f. Projeto de Intervenção. (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O risco de transmissão vertical do HIV, sem qualquer ação profilática, fica em torno de 30%, já a sífilis durante a gestação tem sérias implicações para a mulher e seu concepto, podendo causar o abortamento, a morte intrauterina, o óbito neonatal ou deixar sequelas graves nos recém-nascidos. O presente trabalho descreve um plano de intervenção com o objetivo de realizar a avaliação da implantação/implementação de ações de prevenção e de fortalecimento da Rede de Serviços e Vigilância da Transmissão Vertical da Sífilis e do HIV desenvolvidas nos 16 municípios do estado do Amapá, utilizando como parâmetro o Plano de Qualificação da Linha de Cuidados para Redução da Transmissão Vertical da Sífilis e HIV - PRTVSH, pactuado em 2015 na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A pesquisa será por meio de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se dados primários e secundários. Os gestores e profissionais de saúde dos 16 municípios do estado do Amapá, incluído o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará e outros informantes-chave, serão os entrevistados, a partir da utilização de questionário dirigido. Ao final da execução deste plano, pretende-se identificar os avanços encontradas pelos 16 gestores municipais de saúde do estado na implantação/implementação do PRTVSH, bem como as dificuldades, com o objetivo de elaborar recomendações para a melhoria das ações de promoção, prevenção, atenção à saúde, vigilância e assistência, voltadas ao controle da transmissão vertical destas doenças preveníveis.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6454
Other Identifiers: 20162010808
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia TCC Final.pdfPROJETO DE TCC FINALIZADO418.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons