Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6452
Title: Projeto de Intervenção na Atenção Primária à Saúde no município de Alta Floresta/MT, visando à prevenção do HIV/aids na terceira idade
Authors: Piton, Lígia Thainá
Keywords: HIV/AIDS, Terceira Idade, Educação em Saúde.
Issue Date: May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PITON, Lígia Thainá; SILVA, Carla Glenda Souza da (Orient.). Projeto de Intervenção na Atenção Primária à Saúde no município de Alta Floresta/MT, visando à prevenção do HIV/aids na terceira idade. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Atualmente, o crescimento da população de idosos, em números absolutos e relativos, é um fenômeno mundial e está ocorrendo a um nível sem precedentes, e a sexualidade na terceira idade é um tema pouco conhecido e menos entendido pela sociedade, pelos próprios idosos e pelos profissionais da saúde. O preconceito, aliado à falta de informação, reforça o estereótipo da velhice assexuada, determinando atitudes e propensões comportamentais que exacerbam a vulnerabilidade do idoso para as Infecções Sexualmente Transmissíveis e, entre elas, o HIV/aids. Verifica-se que o crescimento da epidemia da aids entre as pessoas deste grupo pode estar ligado a uma falha nos meios utilizados para difundir informações voltadas para essas pessoas e, sendo a prevenção muito complexa, representa também um grande desafio para as atuais políticas de saúde pública no país, já que as campanhas de prevenção sempre estão erroneamente focadas na população jovem. É necessário que os profissionais de saúde percebam os idosos como vulneráveis ao risco de infecção pelo vírus HIV e que suas particularidades sejam contempladas nas ações preventivas e assistenciais no contexto da atenção integral à saúde do idoso. Este projeto de intervenção tem como objetivo contribuir para a resolução desta problemática, através de ações em saúde na Atenção Primária à Saúde, prevenindo o HIV/aids na terceira idade no município de Alta Floresta. A metodologia usada, própria dos Projetos de Intervenção, levará em consideração a viabilidade da intervenção no cenário local do município, os atores envolvidos, os recursos e as ações que deverão ser implementadas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6452
Other Identifiers: 20162008846
Appears in Collections:Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto de Intervenção.pdfProjeto de Intervenção finalizado522.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons