Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6427
Title: Contabilidade Tributária: Percepção dos discentes concluintes do curso de ciências contábeis nas instituições de ensino superior em Natal/RN
Authors: Silva, Italo Oliveira da
Keywords: Contabilidade tributária;Discente;Instituições de ensino superior da cidade de Natal
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Italo Oliveira da. Contabilidade Tributária: Percepção dos discentes concluintes do curso de ciências contábeis nas instituições de ensino superior em Natal/RN. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O impacto que a carga tributária causa nos resultados das empresas brasileiras, requer um alto nível de conhecimento por parte dos responsáveis pela gestão tributária da mesma. Dessa forma, o conhecimento do contador na área tributária surge como fator decisivo para redução do ônus fiscal. Assim as instituições de ensino tem papel fundamental na qualificação dos discentes, elevando a capacidade de gestão na área tributária, já que em breve eles irão estar responsáveis por essa gestão no concorrente mundo das empresas. Nesse contexto, então, baseia-se a questão central dessa pesquisa proposta por meio da qual se pretende investigar o nível de conhecimento dos alunos concluintes do curso de ciências contábeis, em algumas instituições de ensino superior de Natal, na área de contabilidade tributária. Visando atender ao problema da pesquisa, tem-se como objetivo geral da pesquisa, avaliar o nível de conhecimento dos alunos concluintes em ciências contábeis em algumas instituições de ensino superior de Natal, na área de contabilidade tributária. A composição da amostra utilizada se deu por meio do processo de amostragem não probabilística por conveniência, em que essa amostra consiste em 94 alunos de duas faculdades particulares e uma pública federal do curso de graduação em ciências contábeis da cidade de Natal. Foi aplicado um questionário, com vinte e seis questões objetivas sobre os diversos temas da contabilidade tributária em que, na parte inicial, são três questões para traçar o perfil pessoal e profissional do respondente. A partir disso as vinte e seis questões foram distribuídas de maneira subdividida em grupos de perguntas. De maneira geral conclui-se que, ressalvando o nível relativamente baixo das perguntas do questionário, os discentes concluintes demonstraram um baixo grau de percepção sobre os principais temas que compõe a área da contabilidade tributária. Finalmente, salienta-se a necessidade de preocupação com a matéria contabilidade tributária de forma mais objetiva e prática. Já que existiram várias questões incita a contabilidade tributária, em que um alto índice dos alunos erraram ou não sabiam responder.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6427
Other Identifiers: 2008003310
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÍtaloOS_Monografia.pdfCiências Contábeis 828.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.