Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6425
Title: O portal da transparência no exercício do controle social: percepção e atuação dos discentes de uma instituição de ensino superior
Authors: Lima, José Romário de Gois
Keywords: Controle social;Portais de transparência;Recursos públicos
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, José Romário de Gois. O portal da transparência no exercício do controle social: percepção e atuação dos discentes de uma instituição de ensino superior. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho teve como objetivo a análise sobre a forma como os estudantes das Ciências Contábeis, Econômicas e Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte têm exercido o Controle Social na gestão dos recursos públicos, a partir da utilização dos Portais da Transparência. E para que tal objetivo fosse alcançado, fez-se necessária a aplicação de um questionário aos discentes, tendo como meta verificar até que ponto as informações disponibilizadas nos Portais da Transparência deram base para o exercício do Controle Social pelos discentes, levantar qual a opinião dos pesquisados no que tange à importância da disponibilidade das informações prestadas pelos Portais da Transparência e analisar o nível de participação dos graduandos no Controle Social. Ao todo, participaram 137 alunos dos referidos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A análise dos dados coletados deu suporte para o conhecimento sobre a atuação dos discentes no Controle Social, a partir da utilização dos Portais da Transparência. Desse modo, chegou-se ao resultado que mesmo os discentes conhecendo a importância do Controle Social e sabendo que os Portais da Transparência são ferramentas facilitadoras, a maioria dos participantes tem baixa participação no Controle Social e não se acharam estimulados a participar do exame dos dados inseridos nos Portais da Transparência.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6425
Other Identifiers: 2012915742
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoséRGL_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.