Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6422
Title: Análise do impacto da sustentabilidade ao custo médio ponderado de capital das empresas que integraram o ISE no ano de 2012: um estudo comparativo entre o período anterior e durante o ISE
Authors: Xavier, Lourena Stenia da Silva
Keywords: Sustentabilidade;Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE);Custo de capital médio ponderado
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: XAVIER, Lourena Stenia da Silva. Análise do impacto da sustentabilidade ao custo médio ponderado de capital das empresas que integraram o ISE no ano de 2012: um estudo comparativo entre o período anterior e durante o ISE. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O termo sustentabilidade vem propor a conscientização da ação humana e assim influenciar a todos os setores da sociedade, principalmente o setor empresarial a aderir novas práticas. As ações socioambientais se tornaram um diferencial competitivo nas organizações, a fim de sua imagem ganhar destaque através destas ações. Nesse sentido pode-se incluir que empresas sustentáveis têm uma maior perspectiva de continuidade, já que estarão empenhadas na possibilidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Portanto, este estudo objetiva analisar o impacto da sustentabilidade no custo médio ponderado de capital das empresas que passaram a integrar o ISE no ano de 2012. Para atender este objetivo, foi realizado um estudo descritivo, documental e quantitativo nas empresas que integraram o ISE no ano de 2012, assim foi realizada uma comparação dos anos anteriores a participação, 2010 e 2011, com os anos que já pertencia à carteira, 2012 e 2013. Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e o recurso estatístico utilizado para comparar as variáveis, nos dois períodos, foi o Teste t Pareado. Os resultados obtidos indicaram que não houve relação estatística significante quanto à comparação do custo médio ponderado de capital das empresas antes e durante a participação na carteira do ISE. Portanto, com esse estudo, não é possível afirmar que o custo de capital sofre impacto nas empresas integrantes do ISE, indicando que não há diferença entre a comparação dos períodos analisados. Sugere-se para estudos futuros a utilização de uma maior quantidade de amostra, assim como a utilização de novos testes estatísticos, a fim de encontrar resultados mais expressivos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6422
Other Identifiers: 2009099681
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LourenaSSX_Monografia.pdfCiências Contábeis 904.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.