Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6372
Title: Vão 70: proposta de Intervenção Urbana para a ponte de Igapó e seu entorno com a participação dos moradores da rua Rio Potengi
Authors: Albuquerque, Evelyne da Nóbrega
Keywords: Intervenção Urbana;Ponte de Igapó;Rua Rio Potengi
Issue Date: Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALBUQUERQUE, Evelyne da Nóbrega. Vão 70: proposta de intervenção urbana para a Ponte de Igapó e seu entorno com a participação dos moradores da Rua Rio Potengi. 2017. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Passado e presente se unem na Ponte de Igapó que traz consigo a controvérsia de ter sido construída como o símbolo da modernidade e da integração e hoje presencia o sucateamento e marca um eixo de segregação na cidade. Este trabalho reconhece esse objeto histórico como um elemento estruturador do território e de localidades. Busca na história a sua relevância para a consolidação da cidade e identifica a construção de um lugar pelos moradores da Rua Rio Potengi, localizada em uma das cabeceiras da ponte. Desta forma, a pesquisa se justifica por trazer a visão dos moradores da Rua Rio Potengi para o debate de conservação desse bem. Contribuindo para a discussão através de uma proposta de intervenção urbana na Ponte de Igapó e seu entorno que agregue o território ao local, dando oportunidade para os moradores expressarem a sua opinião e refletirem sobre o seu lugar.
Abstract: Past and present join the bridge of Igapó that brings with it the controversy of having been constructed as the symbol of modernity and integration, and nowadays is scrapping and marks an axis of segregation in the city. This work recognizes this historical object as a structuring element of the territory and localities. It seeks in history its relevance to the consolidation of the city and identifies the construction of a place by the residents of Rio Potengi Street, located in one of the headwaters of the bridge. In this way, the research is justified by bringing the vision of the residents of Rua Rio Potengi to the conservation of that good. Contributing to the discussion through a proposal of urban intervention in the Igapó bridge and its surroundings that add the territory to the place, giving opportunity to the residentes express their opinion and reflect on their place.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6372
Other Identifiers: 2013014553
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IntervencaoUrbanaPonteIgapo_Albuquerque_2017.pdfTFG24.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Vídeo Ponte.mp4Vídeo24.68 MBmp4View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.