Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6360
Título: Estudo exploratório de um sistema básico de trem de alta velocidade no Nordeste do Brasil (CE, RN, PB, PE)
Autor(es): Rolemberg, George Luis Moraes
Palavras-chave: Trem de alta velocidade;Engenharia ferroviária;High-speed rail;Railway engineering
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ROLEMBERG, George Luis Moraes. Estudo exploratório de um sistema básico de trem de alta velocidade no Nordeste do Brasil (CE, RN, PB, PE). 2018. 93 f. monografia - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018
???metadata.dc.description.resumo???: O trem em alta velocidade (TAV) vem sendo um modal muito explorado pelas grandes economias mundiais, por trazer aos seus passageiros, a velocidade, conforto e preços mais acessíveis do que as passagens aéreas. No Brasil, há um projeto de implementação do TAV entre as cidades do Rio de Janeiro e Campinas, porém o alto custo não atraiu empresas interessadas em implementar esse modal. A monografia apresenta um estudo básico de implementação da linha de alta velocidade no Nordeste, precisamente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. É analisado a competividade dos modais operantes nas rotas dos 4 estados, em tempo de viagem e economicamente. Foi verificado que a frequência de até 3 trens por rota é suficiente para atender a demanda do avião e do ônibus juntos em cada rota, além do TAV obter um retorno financeiro mais rápido que os outros modais. O custo de implantação foi estimado de acordo com o projeto do TAV entre Rio e Campinas e valores fornecidos pelo custo médio geral do DNIT.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6360
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoExploratoriode_Rolemberg_2018.pdfMonografia3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.