Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6340
Title: Satisfação no trabalho e intenção de rotatividade dos empregados da sede da Companhia Docas do Rio Grande do Norte
Authors: Silva, Eduardo Augusto Moura
Keywords: Satisfação;Índice de satisfação;Intenção de rotatividade;Turnover
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Eduardo Augusto Moura. Satisfação no trabalho e intenção de rotatividade dos empregados da sede da Companhia Docas do Rio Grande Do Norte. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Mesmo com toda importância, a satisfação no trabalho e a intenção de rotatividade de pessoal (turnover) são assuntos pouco abordados no meio acadêmico, principalmente quando analisados de maneira concomitante. Comuns no mercado de trabalho seja no meio público ou privado e, por mais diferente que sejam as características da atividade desenvolvida, ou até mesmo as diferentes personalidades dos indivíduos envolvidos, a realização de um trabalho pode evitar muitas vezes que haja perda de material intelectual e de empregados com desempenho diferenciado. A necessidade das organizações de identificar as intenções de rotatividade (turnover) faz com que o trabalho de pesquisa seja essencial, se antecipando à imprevistos. Este estudo verifica os fatores de satisfação no trabalho e fatores de intenção de rotatividade dos empregados por meio de pesquisa realizada entre os colaboradores da Companhia Docas do Rio Grande do Norte, empresa estatal independente, em meio à crise. A metodologia de pesquisa compreende a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo direcionada à sede em Natal-RN, caracterizando-se como sendo estudo de caso de natureza quantitativa descritiva através do uso de questionário. O estudo concluiu que o índice de satisfação geral é um indicativo apropriado para a intenção de rotatividade, e essa análise de satisfação no trabalho permite uma possibilidade de antecipação à intenção de rotatividade (turnover) do colaborador, e com isso, tomar decisões focadas nos baixos índices de satisfação, realizando políticas de valorização do empregado para que não haja custos futuros de reposição de material humano, aliado a uma gestão mais eficiente, principalmente em meio a crises, pois contribuirá para que a Companhia supere qualquer momento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6340
Other Identifiers: 2013062247
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EduardoAMS_Monografia.pdfMonografia778.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.