Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6330
Title: A influência do calendário escolar na demanda das empresas do comércio no litoral potiguar: um estudo de caso no restaurante paçoca de pilão
Authors: Rodrigues, Gabriel da Costa
Keywords: Demanda;Sazonalidade turística;Faturamento;Variáveis institucionais e naturais
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RODRIGUES, Gabriel da Costa. A influência do calendário escolar na demanda das empresas do comércio no litoral potiguar: um estudo de caso no restaurante paçoca de pilão. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Brasil possui uma imensa faixa litorânea em seu território, dentro dela a atividade mais comum de ser encontrada é a turística, porém tal atividade apresenta uma grande quantidade de variáveis que influenciam a sua demanda. Para tanto, o objetivo principal desse trabalho é analisar a relação entre a distribuição das aulas no ano letivo das instituições de ensino e a demanda das empresas do litoral potiguar. Para tanto, foi feito uma análise sobre o faturamento da empresa Restaurante Paçoca de Pilão ao longo dos anos de 2012 a 2017, além disso, foi estabelecida uma relação entre o calendário escolar das escolas Centro de Educação Integrada (CEI) e o Salesiano com o faturamento do restaurante e por fim, analisou-se o efeito de outras variáveis como taxa de juros, variação do dólar, variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Produto Interno Bruto (PIB) e o índice pluviométrico. Diante disso, pode-se observar que os meses que apresentam maior faturamento no Restaurante Paçoca de Pilão são os meses de janeiro, fevereiro, julho, novembro e dezembro, além disso, foi possível identificar uma forte relação do calendário escolar com o faturamento da empresa, onde a ausência de aulas aumenta o faturamento, também foi percebido alguma relação do IPCA, PIB e variação do dólar com o faturamento, contudo o INPC, a taxa de juros e o índice pluviométrico não apresentaram correlação com faturamento. Assim, foi possível perceber uma forte sazonalidade da demanda do Restaurante Paçoca de Pilão que é justificada férias escolares, tal sazonalidade pode ser diminuída através de ações como a criação de promoções no período de baixa demanda, assim como, a criação de eventos que atraiam o público alvo do restaurante.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6330
Other Identifiers: 2014044931
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GabrielCR_Monografia.pdfMonografia1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.