Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6327
Title: Análise da eficiência econômico-financeira no setor de distribuição de energia elétrica brasileiro nos anos de 2013 a 2015
Authors: Galvão, Anderson da Silva
Keywords: Análise envoltória de dados;Eficiência;Produtividade;Setor de energia elétrica
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GALVÃO, Anderson da Silva. Análise da eficiência econômico-financeira no setor de distribuição de energia elétrica brasileiro nos anos de 2013 a 2015. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Coma intensificação da globalização a partir do século XX muitas empresas passaram a reorientar suas atividades, dentre as quais encontra-se as companhias brasileiras de energia elétrica. O setor elétrico brasileiro é um segmento de extrema relevância para propiciar o desenvolvimento de outros setores econômicos e para prestação de serviços à sociedade. Sua natureza exige vultosos investimentos em ativos permanentes, que normalmente são condicionados a partir dos potenciais retornos auferidos pelas companhias e pelo uso eficiente de seus recursos financeiros. As distribuidoras estão ainda submetidas a um ambiente regulatório onde é de responsabilidade do órgão regulador estimular a eficiência e a manutenção da sustentabilidade das companhias. Neste direcionamento, o presente estudo buscou avaliar o nível de eficiência-econômico financeira das distribuidoras de energia elétrica listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).O estudo utilizou-se da Análise Envoltória de Dados (DEA) e do Índice de produtividade Malmquist para análise de 11 companhias distribuidoras nos períodos de 2013 à 2015. O modelo DEA utilizado foi o BCC (retornos variáveis à escala) com orientação para outputs. Os escores de eficiência e produtividade foram obtidos por meio do software DEAP®. Os resultados mostraram que nos anos de 2013 e 2014 apenas três companhias auferiram eficiência em termos econômico-financeiros e em 2015, seis companhias. No que se refere à evolução da eficiência, todas as companhias apresentaram progresso nos biênios de 2013-2014. No entanto, para os anos de 2014 e 2015, todas as empresas regrediram produtivamente influenciadas por alterações tecnológicas que estão diretamente relacionadas à crise hídrica e financeira ocorridas no setor durante este período.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6327
Other Identifiers: 2013035428
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndersonSG_Monografia.pdfMonografia1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.