Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6325
Title: A fotografia contemporânea correlacionada a percepção semiótica de imagens fixas capturadas no campus central da UFRN
Authors: Silva, Yuri Duarte da
Keywords: Imagens fixas;Fotografia;Desenvolvimento estrutural
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Yuri Duarte da. A fotografia contemporânea correlacionada a percepção semiótica de imagens fixas capturadas no campus central da UFRN. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O conceito da palavra “Imagem” tem vindo a ter desde sempre as mais variadas abordagens, sendo que o ponto comum entre elas se centra no fato de ser algo com o qual nos deparamos visualmente. É sentido uma desvalorização na denominação de imagem contemporânea como imagem puramente midiática, pois deixa-se assim de conseguir ganhar espaço para contemplar tudo aquilo que sejam imagens fixas, dando lugar e preferência a imagens animadas. Deixa assim de existir a curiosidade em observar uma fotografia e tentar decodifica-la. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise perceptiva, do ponto de vista semiótico de imagens fixas capturadas no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os procedimentos metodológicos envolveram uma série de atitudes na busca de possíveis soluções para a problemática exposta. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter qualitativo, descritiva e tendo o pesquisador como decisor no levantamento de dados e análise indutiva das informações. A captura das imagens do campus central da UFRN foi mediada pela câmera fotográfica profissional da marca Canon, modelo T3i, sendo utilizadas as lentes de alcance Canon de 50mm e 70:200 mm. As análises das fotografias se deram em relação aos aspectos de desenvolvimento e infraestrutura das instalações do campus central da UFRN, em contraponto aos antigos espaços, tentando deixar perceptível a importância do tradicional, sem inibir o progresso econômico e social da universidade. Como principais resultados podemos destacar mudanças e modernizações constantes que vêm ocorrendo na questão física/estrutural. Sua significação reflete ao desenvolvimento tecnológico arquitetônico dos antigos espaços do campus frente às novas instalações, mantendo a importância do velho espaço, preservando assim a história da UFRN ali contida. Pode-se concluir que considerar uma imagem como uma mensagem visual implica em atribuir significados e assim contribuir com uma linguagem interpretativa do que está representado, construindo um meio de comunicação e esta pesquisa traz em seu íntimo uma análise interpretativa do autor em relação aos espaços da UFRN, contribuindo por deixar claro a importância das imagens fixas cotidianas, tendo estas, uma maneira de se comunicar com seus apreciadores.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6325
Other Identifiers: 2011065535
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YuriDS_Monografia.pdfMonografia972.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.