Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6281
Title: Gestão de processos: uma análise sobre a utilização de técnicas de gestão de processos no ambiente das facções de costura da cidade de Acari-RN
Authors: Medeiros, Thiago Antônio de
Keywords: Gestão de pocessos;Técnicas;Facções de costura
Issue Date: Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Thiago Antônio de. Gestão de processos: uma análise sobre a utilização de técnicas de gestão de processos no ambiente das facções de costura da cidade de Acari-RN. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
Portuguese Abstract: As organizações buscam cada vez mais eficiência e eficácia dos seus processos para produzirem com qualidade seus produtos/serviços. Sendo assim, para que as empresas obtenham os melhores resultados é necessário que haja uma boa gestão de seus processos com o uso de técnicas e ferramentas que melhorem seus processos. Partindo desse pressuposto, as facções de costura não podem ser vistas de maneira diferente, pois estas possuem metas que devem ser cumpridas como qualquer outra organização. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi verificar quais as técnicas de gestão de processos são conhecidas pelos gestores e implementadas dentro dos ambientes das facções de costura da cidade de Acari/RN. Realizou-se uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores, sujeitos da pesquisa, que serviram de base para interligar a teoria proposta e a prática. A entrevista foi aplicada com quatro gestores responsáveis pela gestão desses empreendimentos. Por fim, os resultados obtidos através da análise revelaram as técnicas aplicadas e conhecidas dentro dessas organizações e as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores entrevistados. Foi possível identificar que a maior dificuldade enfrentada é a irregularidade do abastecimento de insumos, entendamos esses como as peças e aviamentos que são distribuídos às facções, que provoca a descontinuidade dos processos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6281
Other Identifiers: 2014001219
Appears in Collections:CERES - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestão de processos uma análise_2017_Monografia.pdfMonografia466.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons