Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6255
Title: Capacitação tecnológica de agentes comunitários de saúde no município de Parelhas∕RN: entendendo melhor o sistema e-SUS/AB PEC
Authors: Santos, Nataly Inêz Fernandes dos
Keywords: Processo de Aprendizagem;Tecnologia da Informação;Sistemas de Informação
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Nataly Inêz Fernandes dos. Capacitação tecnológica de agentes comunitários de saúde no município de Parelhas/RN: entendendo melhor o sistema e-SUS/AB PEC. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Administração Pública), Departamento de Ciências Sociais Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
Portuguese Abstract: Este trabalho teve como objetivo principal promover o desempenho tecnológico de Agentes Comunitários de Saúde no município de Parelhas∕RN quanto ao uso do sistema e-SUS/AB PEC, considerando-se a ausência de elementos relevantes para o aprimoramento das habilidades em Tecnologia da Informação desses profissionais, bem como a aplicação de Sistemas de Informação em suas unidades de saúde, atrelando-se à capacidade dos profissionais em informatizar seus atendimentos por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão. Dentro deste contexto surge a motivação para realizar este trabalho, dado que a tecnologia é algo que a cada dia se renova, tornando-se indispensável que o componente humano se adapte aos novos meios de tratamento de informações das organizações. Trataremos aqui dos Sistemas de Informação sob a perspectiva da informatização que, segundo Rezende (2008), dizem respeito aos sistemas que utilizam os recursos da Tecnologia da Informação de forma inteligente e com valor agregado. Quanto à metodologia, foram aplicados questionários junto aos Agentes Comunitários de Saúde com o propósito de conhecer melhor a realidade dos mesmos no que diz respeito ao sistema e-SUS/AB PEC. Além disso, utilizaram-se técnicas estruturais da administração com a finalidade de descrever e analisar com o máximo de qualidade possível as principais características do presente trabalho. Com relação ao orçamento, o projeto levou em conta apenas materiais didáticos, tais como: apostilas, canetas, folhas de anotações e outros utensílios básicos necessários à realização da oficina. Dentre os principais resultados, a capacitação possibilitou o conhecimento de novas técnicas de informatização de dados, além do alcance significativo de participantes que contribui para o enriquecimento da maior parte dos profissionais do município quanto ao uso do sistema, diminuindo dúvidas e questionamentos a respeito do mesmo. Finalmente, o trabalho vem a se justificar em virtude de sua significativa relevância para o setor da saúde do município de Parelhas em possibilitar uma reformulação das equipes de trabalho, dando-lhes a oportunidade de reorganizar os métodos de informatização dos dados através do incentivo ao uso dos meios eletrônicos no registro de atividades e da qualificação dos profissionais capacitados para o melhor desempenho de suas funções.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6255
Other Identifiers: 20162005236
Appears in Collections:CERES - Especialização em Administração Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capacitação tecnológica _ 2017 _ Projeto de intervenção.pdfProjeto de Intervenção1,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons