Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6215
Title: Qualidade de vida no trabalho e o absenteísmo no serviço público: uma análise da Secretaria de Saúde do município de Currais Novos
Authors: Pereira, Elisângela Garcia
Keywords: Gestão pública;Qualidade de vida no trabalho;Organizações;Estratégia
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Elisângela Garcia. Qualidade de vida no trabalho e o absenteísmo no serviço público: uma análise da secretaria de saúde do município de Currais Novos. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Administração Pública), Departamento de Ciências Sociais Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
Portuguese Abstract: O objetivo desse trabalho é propor estratégias para promoção da Saúde do Trabalhador e da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), com vistas a reduzir os níveis de afastamentos do trabalho por motivo de saúde na Secretaria Municipal de Saúde. Para isso buscou-se identificar qual a atual realidade das políticas de Qualidade de Vida no Trabalho na SEMSA; identificar o nível de afastamento do trabalho por motivo de doença dos servidores da Secretária Municipal de Saúde; relacionar os afastamentos com a QVT; apontar ações que visem à melhoria da saúde do trabalhador e sua qualidade de vida. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como sendo bibliográfica, de caráter exploratório, de natureza qualitativa e quantitativa. Quanto ao público alvo da pesquisa destacamos servidores/funcionários). Os resultados apontaram a deficiência quanto a políticas de QVT na SEMSA. Destacamos a importância da qualidade de vida no trabalho como um desafio para a administração contemporânea, que afeta diretamente a vida dos indivíduos e por conseguinte os resultados das organizações.
Abstract: The objective of this work is to propose strategies for the promotion of Occupational Health and Quality of Life at Work (QVT), with a view to reducing the levels of work leave due to health reasons at the Municipal Health Department. what is the current reality of the Quality of Work at Work policies at SEMSA; to identify the level of dismissal of work due to illness of the servers of the Municipal Health Secretary; relate withdrawals to QWL; to point out actions that aim at improving the worker's health and quality of life. As for the methodology, the research is characterized as being bibliographic, of an exploratory nature, of a qualitative and quantitative nature. As for the target audience of the survey we highlight servers/ employees). The results pointed to the deficiency regarding QSL policies in SEMSA. We emphasize the importance of quality of life at work as a challenge for contemporary management, which directly affects the lives of individuals and therefore the results of organizations.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6215
Other Identifiers: 20162004391
Appears in Collections:CERES - Especialização em Administração Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Qualidade de vida no trabalho_2017_Projeto de Intervenção.pdfProjeto de Intervenção554,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.