Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6202
Title: O papel da Secretaria de Educação na formação do cidadão do município de Currais Novos/RN: projeto de intervenção, uma proposta de sensibilização cidadã do povo currais-novense a partir da contribuição da Igreja Católica
Authors: Dantas, José Marcos de Medeiros
Keywords: Cidadania; Política; Ética; Educação
Issue Date: 28-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DANTAS, Jose Marcos de Medeiros. O papel da secretaria de educação na formação do cidadão do município de Currais Novos/RN: projeto de intervenção, uma proposta de sensibilização cidadã do povo currais-novense a partir da contribuição da Igreja Católica. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Administração Pública), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
Portuguese Abstract: A cidadania é o centro da nossa discussão epistemológica. Nosso projeto tem como fim de intervenção o cidadão e como meio de execução a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMEC) com a contribuição da Igreja Católica para despertar nele a sua identidade cívica. Para isso delimitamos como área de pesquisa o município de Currais Novos, Estado do Rio Grande do Norte. Nossa problemática parte da crise política enfrentada na atualidade. Diante da instabilidade política surge uma acomodação ou apatia do cidadão em relação ao processo político vigente. Neste interim, sobrevem a indagação: como formar uma consciência cidadã a partir da parceria do poder público e da Igreja? Para respondermos esta questão, escolhemos como objetivo geral propor ao cidadão que ao capacitar-se, ele pode ser um agente proativo no exercício da cidadania e como objetivos específicos: identificar as deficiências formativas de cidadania no referente a história política municipal; definir os caminhos para a solução dos problemas identificados; e realizar a formação do cidadão currais-novense a respeito de seus direitos e deveres fundamentais. A metodologia adotada foi a qualitativa com cunho histórico-documental. Como resultado educar o maior número possível de cidadãos a respeito do exercício da cidadania. Para isso embasamos o estudo em vários teóricos tendo em vista contribuirmos para compreensão do termo cidadania e seus dos princípios éticos. Enfim, esperamos que esta pesquisa ajude a despertarmos o interesse pelo exercício da cidadania e que não apenas a Secretaria de Educação e a Igreja Católica, mas outras instituições possam também colaborar para a formação de uma sociedade mais justa e consciente de seus direitos e deveres.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6202
Other Identifiers: 20162005100
Appears in Collections:CERES - Especialização em Administração Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O papel da secretaria_2017_Projeto de intervenção.pdf555.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.