Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6188
Title: Metagenômica de microrganismos aquáticos como ferramenta para a análise da saúde coletiva no semiárido
Authors: Pinheiro, Lidiane Gomes
Keywords: Enterobactérias;Enterobacteria;Doenças de veiculação hídrica;Waterborne diseases;Qualidade da água;Water quality
Issue Date: Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PINHEIRO, Lidiane Gomes. Metagenômica de microrganismos aquáticos como ferramenta para a análise da saúde coletiva no semiárido. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2017.
Portuguese Abstract: A água é um recurso natural indispensável, porém aspectos referentes à sua qualidade e quantidade são motivos de preocupação, uma vez que pode provocar diversos efeitos sobre a saúde humana. O presente estudo tem como objetivo relacionar a diversidade metagenômica de enterobactérias patogênicas com a ocorrência de doenças diarreicas de veiculação hídrica em região semiárida. O estudo foi desenvolvido por meio de coletas de água e análise metagenômica de amostras provenientes dos reservatórios Boqueirão de Parelhas e Passagem das Traíras, e do levantamento da ocorrência de doenças de veiculação hídrica nos municípios que fizeram uso de suas águas, entre os anos de 2015 e 2016. O reservatório Boqueirão de Parelhas apresentou um total de 32 gêneros e 109 espécies de enterobactérias enquanto o reservatório Passagem das Traíras apresentou 29 gêneros incluindo 97 espécies, dentre os quais encontram-se importantes representantes patogênicos. Foram detectados, em ambas as amostras, genes de virulência e genes que atuam no processo de doença e defesa, muitos dos quais são responsáveis por resistência a antimicrobianos e a compostos tóxicos. Quanto às doenças de veiculação hídrica, observa-se que Caicó foi o único município que apresentou mortes em decorrência de doenças diarreicas no período estudado e também registros do maior número de internações, ultrapassando os 600 casos, seguido de Parelhas, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas. Sendo assim, destaca-se a importância do monitoramento de microrganismos patogênicos em águas de reservatórios utilizados para abastecimento público, tendo em vista sua relação com doenças de veiculação hídrica, que podem afetar a população.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6188
Other Identifiers: 2013080094
Appears in Collections:Ciências Biológicas (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MicrorganismosAquaticos_Pinheiro_2017.pdfMonografia673.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.