Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6162
Title: “Só eu vagueio a suspirar, chorando, sem luz e sem amor”: estudo sobre o índice de violência sexual contra as mulheres no município de Macaíba/RN
Authors: Silva, Lidiany Alves da
Keywords: Mulheres;Políticas Públicas;Rede de Proteção;Violência sexual
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Lidiany Alves da. “Só eu vagueio a suspirar, chorando, sem luz e sem amor”: estudo sobre o índice de violência sexual contra as mulheres no município de Macaíba/RN. 2017.51 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social). Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A violência contra a mulher vem sendo alvo de diversos estudos e ocupando espaço na agenda pública do Brasil. Desde a década de 1980 o país vem avançando no debate, propondo legislações e políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. No entanto, pouco tem se avançado na desconstrução das relações de dominação que designam ao homem o poder sobre o corpo das mulheres, o que configura um dos motivos da persistência da violência, aqui especificamente a modalidade sexual. Tendo como horizonte a justiça social e a defesa dos direitos humanos, o Serviço Social e outras profissões vem discutindo essa temática e tecendo possibilidades concretas de enfrentamento. Fruto do processo de inserção e vivência no campo de estágio obrigatório em Serviço Social realizado no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde - CEPS Anita Garibaldi, uma das unidades do Instituto Santos Dumont em Macaíba, que atende as demandas da saúde materno-infantil e da reabilitação de pessoas com deficiência, este trabalho situa-se no como uma ferramenta que pode servir para subsidiar o trabalho em equipe. A motivação para a realização desse estudo surgiu a partir da participação enquanto estagiária nos atendimentos realizados no Serviço de Referência para Atenção a Crianças, Adolescentes e Mulheres Vítimas de Violência Sexual em que foi possível perceber a recorrência desse tipo de violência no município em que está situado o Anita Garibaldi cotidianamente. No entanto, não há registrado nenhum estudo que analise os dados referentes à violência sexual em Macaíba, instrumento que pode servir de base para a atuação da rede que atende essas vítimas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um estudo que subsidiasse a Rede de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual tendo em vista contribuir para que o conjunto de profissionais que a compõe perceba o perfil das ocorrências e a partir disso trace as estratégias de enfrentamento. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, trazendo elementos que caracterizam a realidade foco do estudo, mas sintonizando com o debate nacional sobre os avanços e retrocessos da Rede de Atendimento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6162
Other Identifiers: 2014040754
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LidianyAS_Monografia.pdf734.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.