Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6161
Title: Principais demandas e dificuldades do cuidador idoso no Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos: desafios para o trabalho do assistente social
Authors: Pontes, Lécia Alves Soares
Keywords: Acompanhante e cuidador;Idoso;Questão social;Direitos do Idoso;Saúde
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PONTES, Lécia Alves Soares. Principais demandas e dificuldades do cuidador idoso no Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos: desafios para o trabalho do assistente social. 2017.107 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social). Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como objetivo identificar as principais demandas e dificuldades do acompanhante/cuidador idoso no Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos. Para tanto, iniciaremos trazendo uma discussão sobre a Construção dos Direitos da Pessoa Idosa no Brasil, na qual abordaremos o tema do Envelhecimento Populacional no panorama mundial, com base nos últimos dados estatísticos divulgados pelo IBGE e o IPEA e as implicações advindas da velhice tais como: as doenças congênitas, os estigmas, a exclusão social e familiar - que se configurou mais uma expressão da Questão Social -, bem como as mudanças ocorridas no cenário político e econômico do país que resultou na concepção das Políticas de Seguridade Social como forma de Proteção Social ao novo contingente etário que surgia. Dentro das Políticas Sociais específicas de amparo ao idoso, estão a Política Nacional do Idoso, Lei Nº 8.842 de 4 de Janeiro de 1994 e o Estatuto do Idoso, Lei Federal Nº 10.741 de 2003. Além dessas, o primeiro Marco Legal de amparo individual e coletivo à pessoa idosa: a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. No segundo momento, falaremos sobre as Políticas de Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, caracterizaremos alguns apontamentos do HRPS. Para finalizarmos essa proposta, adentramos no cenário do acompanhante/cuidador, uma figura imprescindível no tratamento e recuperação do paciente internado na referida instituição de saúde.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6161
Other Identifiers: 2012961567
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LéciaASP_Monografia.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.