Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6157
Title: A (in)especificidade do trabalho profissional: reflexões acerca das atribuições e competências profissionais do/a assistente social no complexo hospitalar monsenhor Walfredo Gurgel
Authors: Nascimento, Janaina Kelly Paiva do
Keywords: Serviço Social;Saúde;Atribuições e competências;Instrumentalidade;Exercício profissional
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Janaina Kelly Paiva do. A (in)especificidade do trabalho profissional: reflexões acerca das atribuições e competências profissionais do/a assistente social no complexo hospitalar monsenhor Walfredo Gurgel. 2017. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social). Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: As transformações societárias influenciam e redimensionam os espaços sócio- ocupacionais integrados por assistentes sociais na área da saúde. Esses profissionais são requisitados para dar respostas rápidas e qualificadas às mais variadas expressões da questão social. Em vista disso, as atribuições e competências profissionais consistem em temáticas que ainda vêm sendo fortemente discutidas pela categoria de assistentes sociais na atualidade, na perspectiva de fomentar essa discussão como parte constituinte da instrumentalidade do Serviço Social. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral: apreender o papel do/a assistente social no âmbito hospitalar, tendo como realidade o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Para tanto, a metodologia segue as orientações de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que contou com pesquisas bibliográficas e documental de temas relacionados ao Serviço Social na área da saúde, fez-se uso do método do materialismo histórico-dialético e, enquanto instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários. Em síntese, conclui-se esse estudo com a intencionalidade de contribuir com este debate por meio de reflexões sobre atribuições e competências profissionais, a fim incentivar entre a equipe de Serviço Social do hospital a ampliação da discussão sobre os desafios enfrentados pela categoria no âmbito da saúde e as possíveis mediações para tornar possível a articulação do exercício profissional com o Projeto Ético-Político no contexto hospitalar.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6157
Other Identifiers: 2014045901
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JanainaKPN_Monografia.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.