Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6152
Title: O exercício da participação popular e controle social realizado pelos coletivos organizados de mulheres na 1ª CMSM de Natal/RN
Authors: Araújo, Arilene Lisboa de
Keywords: Controle social;Conferências;Protagonismo;Coletivos organizados;Mulheres
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Arilene Lisboa de. O exercício da participação popular e controle social realizado pelos coletivos organizados de mulheres na 1ª CMSM de Natal/RN. 2017. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social). Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Esse estudo tece reflexões sobre o protagonismo dos coletivos de mulheres no processo de formulação das políticas de saúde para mulheres com o objetivo de analisar a sua influência nas deliberações da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher do Natal/RN (1ª.CMSMu). Constitui simultaneamente um estudo de caráter quantitativo e qualitativo, contemplando procedimentos metodológicos que envolvem pesquisa bibliográfica e documental, bem como observação participante realizada em todas as etapas que precederam a realização da 1ª CMSM de Natal/RN e durante a referida conferência. Busca evidenciar a participação das mulheres desde as pré-conferências e na própria 1ª.CMSMu. Conclui-se que as mulheres, representantes do coletivos organizados, participaram ativamente debatendo propostas apresentadas, mas sem dar a direção aos debates. Ressaltamos a importância dos espaços de controle social para o crescimento político das mulheres e conquista de uma sociedade mais justa e equânime. Sendo esses espaços, essenciais à criação de condições de exercício da liberdade e do exercício do controle social efetivados pelos movimentos organizados de mulheres. As considerações apontam também para uma ampliação significativa e sensibilização dos demais usuários em relação as causas das mulheres durante a1ª.CMSMu, considerado o maior espaço deliberativo em nível local.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6152
Other Identifiers: 2014022291
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArileneLA_Monografia.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.