Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6151
Title: A política nacional de humanização da saúde e sua materialização no âmbito público: uma análise a partir da realidade do complexo hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel
Authors: Santos, Andreza Miguel dos
Keywords: Política de saúde;Política nacional de humanização;Serviço social na saúde
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Andreza Miguel dos A política nacional de humanização da saúde e sua materialização no âmbito público: uma análise a partir da realidade do complexo hospitalar monsenhor Walfredo Gurgel. 2017. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social). Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso aborda a temática da Política Nacional de Humanização da Saúde, bem como sua materialização no âmbito público, visto que esta se constitui como uma política pública do SUS. A análise foi feita a partir da realidade do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel e teve como objetivos: identificar os limites e possibilidades na materialização da PNH no referido hospital; refletir acerca dos rebatimentos para a classe trabalhadora, bem como analisar os desafios e as contribuições dos profissionais de serviço social inseridos nessa lógica institucional, no que se refere à materialização da Política de Saúde enquanto efetivação dos direitos. Enquanto procedimento metodológico foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Utilizamos legislações e resoluções produzidas pelo Ministério da Saúde, bem como pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa de dados. Ao final, conclui-se que, apesar das instâncias repontáveis se proporem a elaborar documentos e normativas que orientam a execução dos programas e políticas de saúde, assim como previa o texto Constitucional de 1988, é preciso ainda mobilização, participação e fiscalização dos diferentes sujeitos incluídos no processo de produzir saúde, pois com as inúmeras reformas de ajuste neoliberal em curso, será cada vez mais difícil efetivar as políticas sociais, sobretudo a Política do SUS.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6151
Other Identifiers: 2014062134
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndrezaMS_Monografia.pdf956.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.