Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6117
Title: Dados arqueológicos para identificação da Lagoa de Macaguá - Açude Marechal Dutra (Gargalheiras) Acari - RN
Authors: Silva, Adriano Campelo da
Keywords: Acampamento de inverno.;Winter camp.;Lagoa de Macaguá.;Macagua Pond.;área arqueológica do seridó;Archaeological area of Seridó
Issue Date: 15-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: Silva, Adriano Campelo da. Dados arqueológicos para identificação da Lagoa de Macaguá - Açude Marechal Dutra (Gargalheiras) Acari - RN. Monografia (graduação)- Curso de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó/RN, 2017.
Portuguese Abstract: O acampamento de inverno dos grupos indígenas Tarairiú foi identificado onde, atualmente, localiza-se o Açude Marechal Dutra – Gargalheiras, Acari/RN (TEENSMA, 2000). Esta proposição teve como base o diário do emissário da Companhia das Índias Ocidentais, Rodolfo Baro, o qual narra os costumes nativos e sua tentativa de reatar a aliança com esses grupos indígenas do interior do Rio Grande, em 1645. Os Tarairiú tinham seu acampamento de inverno às margens da Lagoa de Macaguá, onde realizavam rituais e obtinham seus alimentos através da caça e da pesca (TEENSMA, 2000). A hipótese de Teensma, a qual sugere a localização da lagoa, foi reforçada por Borges (2010), que representou em mapa a reconstituição da rota de Baro, identificando seu local de encontro com os Tarairiú. Os vestígios e assentamentos arqueológicos identificados no entorno do Açude Marechal Dutra, por amadores e moradores locais, são indícios para a verificação material destas proposições. O objetivo principal desse trabalho foi, portanto, realizar um levantamento arqueológico nas imediações do açude, visando demonstrar a potencialidade arqueológica da área no fortalecimento da hipótese que a identifica com a Lagoa de Macaguá e o acampamento de inverno dos grupos Tarairiú. A disposição desses vestígios e assentamento foi georreferenciada através de um aparelho portátil de Global Positioning System (GPS) e representados cartograficamente, com suas respectivas tipologias. Foi possível identificar vestígios arqueológicos sob posse de moradores e em áreas outrora submersas no açude. Esses materiais são a principal fonte do presente trabalho.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6117
Other Identifiers: 2014058249
Appears in Collections:CERES - História (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dados arqueológicos_Monografia_2017_Silva.pdf8.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.