Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6086
Title: Meninas em privação de liberdade: os desafios pedagógicos encontrados por pedagogas na medida socioeducativa feminina
Authors: Dias, Lidiana Oliveira da Silva
Keywords: Medidas socioeducativa;Práticas pedagógicas em contexto não escolar;Público feminino;Desafios Pedagógicos
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DIAS, Lidiana Oliveira da Silva. Meninas em privação de liberdade - Os desafios pedagógicos encontrados por pedagogas na medida socioeducativa feminina. 2017. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho versa sobre os desafios pedagógicos encontrados pelos pedagogos atuantes no centro de medida socioeducativa feminina Padre João Maria, na cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, busca-se primeiramente discutir a importância do pedagogo nas esferas política e social e compreender os pressupostos e preceitos constitucionais que respaldam as ações voltadas aos adolescentes autores de ato infracionais no Brasil, além de refletir sobre as especificidades femininas, na perspectiva de trazer visibilidade as necessidades desse público. Tendo por base a pedagogia que se constrói nos relacionamentos humanos, a pesquisa tem caráter qualitativo e traz como resultado os desafios pedagógicos dos profissionais da instituição, fruto da análise de uma entrevista semiestruturada, a fim de compreender que a realidade é um processo de eterna relações do cotidiano, incompletas, multifacetadas e profundamente cheias de mudanças, desvios e avanços, construções e reconstruções.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6086
Other Identifiers: 2014022086
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MeninasPrivaçãoLiberdade_Monografia_2017738.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.