Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6044
Title: Uma abordagem sobre as dificuldades dos alunos da EJA
Authors: Silva, Reginaldo Avelino da
Keywords: Educação de jovens e adultos;ensino;aprendizagem e especificidade
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Reginaldo Avelino da. Uma abordagem sobre as dificuldades dos alunos da EJA. 2017. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Parnamirim/RN, 2017.
Portuguese Abstract: Este relatório tem por objetivo trazer uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos a partir das observações e práticas relatadas durante o estágio supervisionado III, da disciplina obrigatória do Curso de Pedagogia à Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Experiência ocorrida em Escola Pública da Rede Municipal de Ensino da cidade do Natal/RN, turma da Educação de Jovens e Adultos, nível I, turno noturno, do semestre seletivo 2017.1. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste relatório foi baseada em observações descritas no relatório apresentado como requisito de avaliação da disciplina e das experiências vividas durante as intervenções na sala de aula, e também através de leituras de arquivos acadêmicos que tratam do desenvolvimento dos discentes da Educação de Jovens e Adultos. Foram evidentes algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA, sobretudo aqueles com idade mais avançada. Por exemplo: Estes alunos específicos não conseguia copiar as tarefas do quadro para seus cadernos durante as horas de aula, causando sempre um atraso neles em relação aos outros alunos. Outro problema observado foi o silêncio, eles não expressavam suas frustações. O que a princípio pareceu ser dificuldades pessoais dos alunos, abriu-se um leque de possibilidades do que estava ocorrendo, através de leituras e pesquisas apareceram novas informações para reflexão de quantos lerem este documento. Aponto para a formação continuada da docência da EJA como via para uma possível solução deste problema. A reflexão e a sensibilização em relação à especificidade desta modalidade da educação.
Abstract: Este relatório tem por objetivo trazer uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos a partir das observações e práticas relatadas durante o estágio supervisionado III, da disciplina obrigatória do Curso de Pedagogia à Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Experiência ocorrida em Escola Pública da Rede Municipal de Ensino da cidade do Natal/RN, turma da Educação de Jovens e Adultos, nível I, turno noturno, do semestre seletivo 2017.1. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste relatório foi baseada em observações descritas no relatório apresentado como requisito de avaliação da disciplina e das experiências vividas durante as intervenções na sala de aula, e também através de leituras de arquivos acadêmicos que tratam do desenvolvimento dos discentes da Educação de Jovens e Adultos. Foram evidentes algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA, sobretudo aqueles com idade mais avançada. Por exemplo: Estes alunos específicos não conseguia copiar as tarefas do quadro para seus cadernos durante as horas de aula, causando sempre um atraso neles em relação aos outros alunos. Outro problema observado foi o silêncio, eles não expressavam suas frustações. O que a princípio pareceu ser dificuldades pessoais dos alunos, abriu-se um leque de possibilidades do que estava ocorrendo, através de leituras e pesquisas apareceram novas informações para reflexão de quantos lerem este documento. Aponto para a formação continuada da docência da EJA como via para uma possível solução deste problema. A reflexão e a sensibilização em relação à especificidade desta modalidade da educação.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6044
Other Identifiers: 2014008953
Appears in Collections:Pedagogia (A distância)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbordaDificulAlunos_Monografia_2017.pdf394.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.