Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6042
Title: Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na infantil: a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança
Authors: Fernandes, Chrislayne Martins Pinheiro
Keywords: Família;Escola;Parceria;Aprendizagem
Issue Date: 10-Jan-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Chrislayne Martins Pinheiro. Os efeitos da cooperação da família no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2017. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caraúbas/RN, 2017.
Portuguese Abstract: O presente artigo enfatiza a relação sobre a família e escola, em parceria no desenvolvimento da criança, neste estudo tratamos sobre os efeitos da cooperação da família na educação da criança no ensino infantil. A escolha da temática se deu por uma vivencia de estágio supervisionado em uma escola pública de Apodi em uma turma de 2º ano, do ensino fundamental, em que pôde-se observar o desenvolvimento dos alunos o quanto é essencial à presença e o apoio dos pais a esses e a escola. Neste sentido, teve como objetivo investigar e analisar a importância da relação família e escola na aprendizagem da criança. Propõe-se aqui mostrar o quanto essa relação é importante. A metodologia usada foi de natureza exploratória através de uma pesquisa bibliográfica, conforme a abordagem de pesquisa qualitativa, os procedimentos metodológicos contaram com uma seleção de referenciais teóricos, fichamentos, resenhas com o objetivo de recolher conhecimento sobre a problemática. Assim, foi feita uma triagem detalhista de materiais que possibilitou a traçar um plano de leitura culminando-se em registros que serviu para a construção do referencial teórico. Testificou-se que os efeitos da cooperação da família na educação da criança contribuem para o desenvolvimento tanto na escola como para o convívio na sociedade, aprimorando do aprendizado, rendimento em sala aula, redução de possíveis problemas com disciplinas, um bom convívio com colegas e professores. Passando a ter um olhar positivo com relação à escola, e sentindo-se segura e acolhida mesmo estando longe de casa. Conclui-se que tais instituições, uma completa a outra, pois tanto a família quanto escola são de grande importância na educação de qualquer criança, são peças fundamentais. As duas em mesmo propósito levam ao sucesso escolar. Essa parceria facilita a escola conhecer melhor o educando como também a família a trabalhar certas dificuldades de seus filhos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6042
Other Identifiers: 2014007295
Appears in Collections:Pedagogia (A distância)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitoCoopFamilia_Monografia_2017.pdf213.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.